Ensino de Sociologia é debatido em 2º Encontro Estadual

Promoção é do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais - Xingó

11/04/2017 08h45 - Atualizado em 12/04/2017 às 16h37
Arte de divulgação

Diana Monteiro - jornalista

Ensino de Sociologia em Tempos de Reforma do Ensino Médio é o tema geral do 2º Encontro Alagoano de Ensino de Sociologia/Ciências Sociais (Enales) a se realizar nos dias 25 e 26 deste mês, no Campus A.C.  Simões.  O evento é uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que além de possibilitar um espaço para reflexões e discussões sobre o foco central, constitui-se como um mecanismo fomentador de uma maior aproximação entre a Universidade Federal de Alagoas e professores da disciplina Sociologia, do ensino médio.

O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências Sociais – Xingó, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais da Ufal (ICS) e transcorrerá durante os três horários. Terá como locais de debate os seguintes auditórios: Vera Rocha (antigo CSau), onde se dará o credenciamento, novas inscrições e a abertura; Bloco de Sala de Aulas 2 (BSA 2); e o da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (Feac).

Conforme a programação, a palestra de abertura, no dia 25, será proferida pelo professor Amaury Moraes, da Universidade de São Paulo (USP), das 9h30 às 11h.  Ainda no mesmo dia também estão definidos, no BSA 2, Grupos de Trabalhos (GTs), das 13h às 17h e a mesa-redonda focada no tema Metodologias de ensino e transposição didática em Ciências Sociais: reflexões em torno da Sociologia Escolar. São expositores os professores Cristiano das Neves Bodart, da Ufal e Valci Melo dos Santos, da Secretaria de Estado da Educação. A mediação do debate será feita pelo professor Welkson Pires, da Ufal. A mesa-redonda transcorrerá das 19h às 21h.

No dia 26, das 13h30 às 17h, estão definidas oficinas e a 2ª Reunião do Fórum Permanente Sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica de Alagoas, no Bloco de Salas de Aula 2. O evento será encerrado no Auditório Vera Rocha, com a conferência Desafios contemporâneos para o ensino de Sociologia, das 19h às 21h, com a professora Silke Weber, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).