Edufal destaca livro da área de saúde

A Edufal aproveita o Dia da Saúde comemorado em abril para destacar um dos principais livros de seu acervo na área: Antibióticos e Quimioterápicos Antimicrobianos

25/04/2017 10h27 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Publicação é referência nacional na área

Publicação é referência nacional na área

Márcia Alencar - Jornalista

O mês de abril também comemora o Dia Mundial da Saúde e a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) aproveita para destacar um dos livros mais antigos e ainda procurados de seu acervo: Antibióticos e Quimioterápicos Antimicrobianos. Os autores são os médicos e professores José Maria C. Constant e André B. L. Constant, em sua segunda edição, de 2015, numa parceria com a Sarvier Editora de Livros Médicos.

Esta obra é um guia eficaz para quem precisa fazer uma consulta sobre espectro antimicrobiano, indicações, efeitos colaterais e contraindicações dos antibióticos. Também apresenta capítulos escritos por médicos especialistas, a exemplo de hepatologista, intensivista, nefrologia, pediatra, obstetra, oftalmologista, dermatologista e otorrinolaringologista, além de odontólogos, que falam do uso de antibióticos em suas respectivas especialidades.

Sobre os autores, José Maria C. Constant é médico especialista em doenças infecciosas e parasitárias e clínica médica, professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas e da Uncisal e médico do Hospital de Doenças Tropicais Constança de Góes Monteiro (1968 a 200). Já André B. L. Constant é médico especialista em doenças infecciosas e parasitárias do Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (Uncisal). Segundo eles, os escritos nasceram e tomaram corpo gradativamente ao longo de cinco de cursos de Atualização em Antibióticos, promovidos pelo Centro de Estudos do Hospital de Doenças Tropicais, ainda na década de 1970. “O apoio e interesse dos alunos nos fez decidir pela publicação das palestras, ainda com a participação do médico Hélvio Auto”, diz José Maria Constant.

Assim saíram mais quatro edições até 2008, quando novos conceitos surgiram, velhos e sólidos conceitos permaneceram e foi ampliado o quadro de colaboradores, trazendo profissionais médicos e odontólogos que disseram ao clínico o que pode ser feito nas suas especialidades. “Consideramos mudada a essência da publicação, resolvemos em acordo com a Edufal, apresentar a 1ª edição de Antibióticos e Quimioterápicos Antimicrobianos, dedicada ao professor Hélvio Auto”, relatam na apresentação do livro, ressaltando também a parceria com a Editora Sarvier, que levou a publicação a nível nacional.

O livro pode ser encontrado na sede da Edufal, no Campus A. C. Simões, em Maceió; nas extensões da Edufal no Espaço Cultural, Centro da cidade, e em Delmiro Gouveia, no Campus do Sertão. Também à venda no site www.edufal.com.br.