Abertas inscrições para curso sobre avaliação participativa da Universidade

Programação será nas sedes dos campi Arapiraca e do Sertão

10/04/2017 11h54 - Atualizado em 11/04/2017 às 13h22

Ascom Ufal

Dando sequência às atividades preparatórias para realizar a avaliação da expansão da Ufal, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) promove o curso Princípios Teórico-Metodológicos e Epistemológicos para uma Avaliação Participativa e Democrática da Expansão e Interiorização da Ufal. A atividade é aberta para estudantes, técnicos e professores e será realizada na sede do Campus Arapiraca nos dias 11, 17, 18 de abril e 3 de maio; e nos dias 12, 19, 20 de abril e 4 de maio em Delmiro Gouveia.

O curso terá como facilitadores os pesquisadores especialistas no tema Georgia Cêa, Verônica Medeiros e Josimeire de Omena Leite, da Ufal; além de Assis Leão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O objetivo é subsidiar o processo de avaliação da expansão e da interiorização da Ufal.

O conteúdo programático está dividido em cinco tópicos com temas como metodologias de avaliação participativa; a política de ensino superior no Brasil: histórico e determinantes internacionais e nacionais da expansão e interiorização; interiorização e expansão da Ufal: programas nacionais e gestão local da Universidade; a expansão da Universidade e o quadro de pessoal: necessidades e desafios; a expansão da Universidade e as políticas estudantis: do acesso à permanência e formação acadêmico-profissional.

Para realizar as inscrições, os docentes devem preencher os respectivos formulários: Arapiraca e Sertão. Técnicos e estudantes podem fazer a inscrição presencialmente no dia das atividades.

Sobre a avaliação

A expansão da Ufal completa 11 anos em 2017 e passa por um grande processo para avaliar os resultados e impactos. O objetivo é, também, apontar indicadores de gestão universitária, a exemplo dos aspectos acadêmicos, didático-pedagógico, acesso e permanência estudantil, gestão de pessoas e condições de trabalho, assim como gestão institucional na Ufal.

A primeira atividade aberta à comunidade acadêmica foi a realização do Seminário de Avaliação da Expansão e Interiorização da Universidade Federal de Alagoas, realizado nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, respectivamente nas sedes dos campi Arapiraca, do Sertão e A. C. Simões, quando foi apresentado, de forma geral, a avaliação a ser realizada ao longo de 2017.

Este projeto vai focar, especificamente, em avaliar a expansão universitária partindo da compreensão que a formação pressupõe uma inserção efetiva da universidade na sociedade, sob a perspectiva do papel social no desenvolvimento sócio-histórico, por meio de processos democráticos e participativos.

O Processo de Avaliação tem a coordenação geral do vice-reitor José Vieira e, além da Comissão Executiva de Avaliação, conta com uma equipe de assessores, constituída por estudiosos da temática, em sua maioria, servidores da Ufal, e um Conselho Ampliado, que envolverá as seis pró-reitorias, a Comissão Permanente de avaliação (CPA), os diretores dos campi fora de sede, diretores de unidade e coordenadores das unidades educacionais, bem como as entidades representativas dos três segmentos universitários (Adufal, Sintufal e DCE).