Reitora vai a Brasília solicitar recursos para melhoria em HU e Museus

Valéria Correia e equipe se reuniram com bancada federal e Ministério do Turismo

24/03/2017 18h17 - Atualizado em 27/03/2017 às 10h53
Reitora Valéria e pró-reitora Joelma Albuquerque solicitaram recursos para recuperação dos museus

Redação Ascom

Na última quinta (23), a reitora Valéria Correia, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), junto com a pró-reitora de extensão, Joelma Albuquerque, e o diretor de pesquisa do Hospital Universitário, professor Manoel Alvaro, estiveram em Brasília, para uma reunião com o deputado federal Arthur Lira, o senador Benedito de Lira, o secretário de Ciência e Tecnologia Marco Fireman e o Ministro do Turismo Marx Beltrão para solicitar recursos para compra de material e equipamentos para o Hospital e restauração dos Museus Théo Brandão e de História Natural.

A reunião com o secretário Marcus Fireman, o deputado Arthur Lira e o senador Benedito de Lira tratou do mesmo tema, a inserção do HU no Programa de Expansão da Radioterapia, do Ministério da Saúde. “A ideia é que sejamos inseridos no Programa para adquirir o acelerador linear e o banker, espaço onde o acelerador linear será montado para os serviços de radioterapia no Cacon”, explicou a reitora. Com esse e outros equipamentos solicitados, como o equipamento de fototerapia (para tratamento de doenças de pele, como vitiligo e psoriase) e outro equipamento para realizar cirurgias de pedras nos rins e bexiga, o hospital terá possibilidade de atender pessoas da comunidade de forma mais rápida e em maior quantidade. “Fizemos solicitação de uma série de equipamentos para o HU, inclusive um de grande importância para o Centro Cirúrgico, o marco cirúrgico. Como o nosso está sem funcionamento e sem possibilidade de restauro, tivemos a diminuição significativa de cirurgias. Ou seja, para agilizar as filas, é muito importante”, afirmou Valéria. Os parlamentares se comprometeram a intervir junto ao ministro da Saúde para aquisição desses equipamentos.

Ainda na reunião, o secretário Marco Fireman se comprometeu em auxiliar a Ufal para que seja firmado um convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), e aberto um edital de bolsas para pesquisa em doenças raras. O professor Manoel Alvaro, diretor de pesquisa do HU, esteve presente e apresentou as necessidades em pesquisa para a instituição.

Museus

A equipe também esteve em reunião com o ministro do Turismo, o deputado Marx Beltrão. Na ocasião, as gestoras da Ufal reforçaram o pedido de liberação de recursos para construção do campus Penedo. Ele se comprometeu em agendar audiências com outros ministros para discutir o pleito. Também foram apresentados o Museu Théo Brandão e o Museu de História Natural, com suas necessidades de reparo e restauração. “Fizemos uma bela apresentação, com a professora Joelma Albuquerque e o ministro ficou muito entusiasmado e se comprometeu em nos ajudar”, comemorou a reitora.