Servidoras da Ufal recebem prêmio ‘Guerreira de Alagoas’

Homenagem foi promovida pela Unit

22/03/2017 09h30 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Mulheres homenageadas no prêmio Guerreira de Alagoas. Fotos: Ascom Unit

Mulheres homenageadas no prêmio Guerreira de Alagoas. Fotos: Ascom Unit

Manuella Soares - jornalista

As histórias de vida são diferentes, mas todas foram homenageadas por representarem a força da mulher alagoana. O prêmio Guerreira de Alagoas, promovido pelo curso de Serviço Social do Centro Universitário Tiradentes (Unit), reconheceu a trajetória de uma jornalista e de duas professoras da Ufal.

O evento de entrega de um troféu que reproduz um dos principais símbolos da cultura do Estado, o chapéu de guerreiro, foi realizado na noite desta terça-feira (21), no minishopping do Campus Amélia Maria Uchôa, da Unit. O objetivo da homenagem é reconhecer as mulheres que se destacaram por suas atuações sociais e profissionais.

Na 5ª edição, a jornalista da Assessoria de Comunicação da Ufal, Lenilda Luna, recebeu o prêmio ao lado do filho. “Sinto-me à vontade nesse prêmio porque não é dedicado a celebridades ou a mulheres da alta sociedade, mas às mulheres do povo, que se destacam pelo seu trabalho, conhecimento e militância. Esse reconhecimento nos fortalece, porque temos muitas lutas pela frente por uma sociedade mais justa e igualitária!”, destacou.

Lenilda se destaca na luta pelo direito dos trabalhadores, pelas demandas sociais em Alagoas, em especial por sua militância política e pelo engajamento contra todas as formas de opressão sofrida pelas mulheres.

As professoras da Ufal Norma Alcântara e Andrea Pacheco também foram homenageadas com o prêmio Guerreira de Alagoas. Norma é coordenadora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Serviço Social da Ufal e integrante do Grupo de Pesquisa sobre Reprodução Social. Já Andrea é doutora nos Estudos Interdisciplinares Mulher, Gênero e Feminismo, pela Ufba), líder Grupo de Pesquisa Frida Kahlo e atua no movimento feminista e de mulheres por meio da Organização de Mulheres Maria Mariá

Também receberam homenagem  a pesquisadora Daniela Karbengele, a cantora e artesã Elaine Kundera, a delegada Fabiana Leão e a assistente social Franqueline Terto.