Quarteto de Sax da Ufal fará concerto em quatro cidades alagoanas

O primeiro será no próximo sábado, em Maceió, em igreja evangélica no Salvador Lyra

22/03/2017 10h16 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Quarteto de Sax da Escola Técnica de Arte da Ufal

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Além de Maceió, mais três cidades do interior do Estado foram contempladas com oficinas e concertos didáticos do Quarteto de Saxofone (TecSax) da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas. Essas ações fazem parte do projeto aprovado pelo edital 2016 do Programa de Iniciação Artística (Proinart) e buscam desenvolver trabalhos com instituições de educação musical desses municípios.

As primeiras atividades dessa temporada serão em Maceió, no próximo sábado (25), na igreja evangélica Assembleia de Deus Congregação de Salvador Lyra. A oficina começa às 9h e o concerto didático, às 15h, com entrada gratuita. Durante esse semestre, as ações também vão para Palmeira dos Índios, no dia 31 de março; Delmiro Gouveia, em 29 de abril; e São Miguel dos Campos, dia 15 de maio.

O Quarteto

O projeto Quarteto de Saxofones foi criado em 2014, por meio de um projeto de extensão, coordenado pelo professor Kleber Dessoles Marques e composto por alunos dos cursos de Música da Ufal - licenciatura e técnico. Na formação atual, além de Kleber [saxofone soprano], também fazem parte Edilson Júnior [saxofone alto], Cláudio Gouveia [saxofone tenor] e Manuel Camilo Filho [saxofone barítono].

De acordo com o coordenador do grupo, o que se pretende com o projeto é oferecer oportunidades de aperfeiçoamento musical por meio da prática instrumental em conjunto e proporcionar melhores condições de inclusão dos alunos no mercado de trabalho. “Pesquisamos, estudamos, divulgamos repertório específico para quarteto de saxofones e trabalhamos a música brasileira, dando ênfase à música escrita especificamente para essa formação instrumental”, confirmou o professor Kleber.

Ele ainda afirma que esse grupo também contribui para promover maior integração entre a Universidade e a comunidade externa. “Nós nos dedicamos, também, a executar obras de novos compositores e arranjadores. Podemos dizer que nossos concertos são uma amostra da produção artística dos cursos de Música da Ufal e contemplam a comunidade externa com apresentações artísticas gratuitas e de cunho pedagógico”, revelou.

Concertos realizados

Nesses três anos de atuação, o TecSax vem se apresentando em eventos dentro e fora Universidade. Entre os concertos realizados, destacam-se a participação na Semana da Música da Ufal, em 2014; no centenário da Sociedade Musical Carlos Gomes, em Marechal Deodoro–AL, em 2015; e no Programa Música em Pauta do Sesc-AL, também em 2015.

O Quarteto foi selecionado, por meio de edital público, para participar no programa Sesc das Artes, em Maceió, e no 7º Festival Internacional de Música de Campina Grande, em 2015 e 2016, respectivamente.

SERVIÇO:

1ª Oficina – 9h
1º Concerto – 15h
Local – Igreja evangélica Assembleia de Deus Congregação de Salvador Lyra - Rua da Codeal s/n, Salvador Lyra

SIBELIUS, Jean ____________ Andante Festivo
Arranjo : Kleber Dessoles