Professor de Educação Física faz conferência em evento em Portugal

Convite foi fruto do reconhecimento das pesquisas do professor Leonardo Luz durante doutorado na Universidade de Coimbra

17/03/2017 08h00 - Atualizado em 16/03/2017 às 12h38
Professor Leonardo Luz durante conferência em Portugal

Manuella Soares – jornalista

O nome da Ufal foi destaque em referência ao estudo das Ciências do Desporto, durante um evento internacional da área, realizado no início deste mês, em Portugal. O professor Leonardo Gomes de Oliveira Luz, do curso de Educação Física, Campus Arapiraca, foi o palestrante convidado da conferência de abertura no 17º Fórum Internacional do Desporto, na cidade de Coimbra, onde está concluindo o doutorado.

O evento organizado pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra já é tradicional na área e contou com a participação de palestrantes de Portugal, Espanha, Estados Unidos, entre outros países. A palestra do professor Leonardo foi Ecologia das competências motoras: ambiente construído, família e atividade física habitual, fruto de suas pesquisas no doutoramento com bolsa da Capes.

Honrado com o convite, Leonardo destaca a importância da participação de professores da Ufal em eventos internacionais como este. “Julgo que seja interessante, dentre outros aspectos, para divulgar o trabalho desenvolvido por professores e investigadores da Instituição, com objetivo de que o trabalho seja conhecido por outros profissionais de instituições do exterior para aumentar a rede de trabalho, ampliar o intercâmbio de ideias e viabilizar ainda mais a entrada de textos e pesquisas realizadas na Ufal em revistas e jornais de maior impacto científico”, ressaltou.

O professor que faz parte do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps), explicou que há, na literatura, uma crescente preocupação com relação à competência motora, especificamente, na relação entre a atividade física e a saúde na população pediátrica. “Inúmeros estudos têm demonstrado uma positiva associação entre a competência motora e alguns componentes relacionados à saúde de pessoas jovens. A atividade física e a prática desportiva têm uma relação recíproca com a competência motora ao longo da infância e da adolescência em ambos os sexos”, disse.

É nesta área que Leonardo Luz faz pesquisas para sua tese, em fase de conclusão. Segundo ele, o trabalho tem o objetivo de explorar a contribuição das características biológicas, do estilo de vida, dos fatores sociais e ambientais “para explicar a variabilidade inter-individual em crianças pré-púberes nos aspectos relacionados ao desempenho motor, especificamente quanto à competência motora em teste de coordenação motora”.

Já foram publicados três estudos, baseados neste trabalho, em revistas importantes da área. A defesa da tese dele está prevista para o mês de julho e, em agosto, o professor retorna às atividades no Campus Arapiraca.