Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 3 / Professor de Educação Física faz conferência em evento em Portugal
17/03/2017 08h00 - Atualizado em 16/03/2017 12h38

Professor de Educação Física faz conferência em evento em Portugal

Convite foi fruto do reconhecimento das pesquisas do professor Leonardo Luz durante doutorado na Universidade de Coimbra

Professor Leonardo Luz durante conferência em Portugal

Manuella Soares – jornalista

O nome da Ufal foi destaque em referência ao estudo das Ciências do Desporto, durante um evento internacional da área, realizado no início deste mês, em Portugal. O professor Leonardo Gomes de Oliveira Luz, do curso de Educação Física, Campus Arapiraca, foi o palestrante convidado da conferência de abertura no 17º Fórum Internacional do Desporto, na cidade de Coimbra, onde está concluindo o doutorado.

O evento organizado pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra já é tradicional na área e contou com a participação de palestrantes de Portugal, Espanha, Estados Unidos, entre outros países. A palestra do professor Leonardo foi Ecologia das competências motoras: ambiente construído, família e atividade física habitual, fruto de suas pesquisas no doutoramento com bolsa da Capes.

Honrado com o convite, Leonardo destaca a importância da participação de professores da Ufal em eventos internacionais como este. “Julgo que seja interessante, dentre outros aspectos, para divulgar o trabalho desenvolvido por professores e investigadores da Instituição, com objetivo de que o trabalho seja conhecido por outros profissionais de instituições do exterior para aumentar a rede de trabalho, ampliar o intercâmbio de ideias e viabilizar ainda mais a entrada de textos e pesquisas realizadas na Ufal em revistas e jornais de maior impacto científico”, ressaltou.

O professor que faz parte do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps), explicou que há, na literatura, uma crescente preocupação com relação à competência motora, especificamente, na relação entre a atividade física e a saúde na população pediátrica. “Inúmeros estudos têm demonstrado uma positiva associação entre a competência motora e alguns componentes relacionados à saúde de pessoas jovens. A atividade física e a prática desportiva têm uma relação recíproca com a competência motora ao longo da infância e da adolescência em ambos os sexos”, disse.

É nesta área que Leonardo Luz faz pesquisas para sua tese, em fase de conclusão. Segundo ele, o trabalho tem o objetivo de explorar a contribuição das características biológicas, do estilo de vida, dos fatores sociais e ambientais “para explicar a variabilidade inter-individual em crianças pré-púberes nos aspectos relacionados ao desempenho motor, especificamente quanto à competência motora em teste de coordenação motora”.

Já foram publicados três estudos, baseados neste trabalho, em revistas importantes da área. A defesa da tese dele está prevista para o mês de julho e, em agosto, o professor retorna às atividades no Campus Arapiraca.