Pinacoteca da Ufal faz homenagens às artistas alagoanas

Exposição destaca contribuição dessas mulheres na arte contemporânea no Estado

23/03/2017 09h42 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

No mês da mulher, a Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas abre a exposição Acervo Pina: Artistas Alagoanas –ontem e hoje, em homenagem às artistas que contribuíram para o constante progresso da Arte Contemporânea no Estado de Alagoas. A abertura será na próxima sexta-feira (24), às 19h.

As obras fazem parte do acervo da Pinacoteca, construído em mais de 30 anos de funcionamento. São 16 artistas alagoanas que mostram, em sua arte, retratos de como a poética feminina inovou as produções artísticas em três gerações.

A exposição, que tem curadoria de Rafael Almeida, é uma extensão temporária do acevo da Pinacoteca, que estará presente no segundo salão até meados de maio, com visitação gratuita. “O olhar poético dessas mulheres ilustra como o poder feminino revolucionou os conceitos artísticos de seu tempo, ultrapassando preconceitos, a desigualdade de gênero e a ausência de oportunidades”, disse Rafael Almeida.

A primeira obra é de Maria Teresa Vieira, artista determinante para o cenário artístico nacional. Em seguida, serão apresentadas diferentes temáticas em quatro núcleos: a primeira será sobre o Tempo e o Espaço, com Karla Melanias, Martha Araújo e Renata Voss; a segunda traz Elementos Escultóricos, com Bárbara Lessa, Marta Arruda, Rosa Maria Piatti e Vera Gamma; na terceira, o tema Político e Social tem como protagonistas Camila Cavalcante, Eva Le Campion, Hilda Moura e Viviani Duarte; já a quarta e última temática, Olhar Expandido, faz uma referência à produção das artistas Maria Amélia Vieira, Marta Emília, Solange Chalita e Vera Arruda, que envolve gráfico, colagem e sobreposição, reafirmando a capacidade do artista expandir seus métodos de criação.

O quê: Abertura da exposição Acervo Pina: Artistas Alagoanas – ontem e hoje

Quando: Sexta-feira, 24 de março, às 19h.
Onde: Pinacoteca Universitária, na Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso do Espaço Cultural.
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 8h30 às 18h.
Mais informações: 3214 – 1545 | pinaufal@gmail.com
Curta nossa página: facebook.com/pinacotecaufal