Nos domínios do futebol feminino: livro pesquisa o tema

A obra editada pela Edufal, em 2015, é fruto da pesquisa do professor Eriberto Lessa Moura

21/03/2017 09h26 - Atualizado em 21/03/2017 às 12h31
Foto da capa do livro do professor Eriberto Lessa

Foto da capa do livro do professor Eriberto Lessa

Márcia Alencar – jornalista

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) aproveita o mês de março dedicado às mulheres para sugerir mais um título de seus autores com temática feminina. Dessa vez, a dica vai para o livro do professor de Educação Física Eriberto Lessa Moura: Nos domínios do futebol feminino – Rio de Janeiro e São Paulo como cenário (1913-2003), de 2015 e que dá voz a algumas protagonistas do espetáculo futebolístico da década de 1980, as jogadoras do Guarani F. C., uma geração de jogadoras de sucesso, que tiveram na prática do futebol por lazer uma tentativa frustrada de se profissionalizar no futebol.

Ao analisar suas fontes, o autor problematiza muitas questões relacionadas à inserção e à permanência das mulheres neste esporte. “Ao agir dessa forma, rompe com os discursos conservadores que ainda hoje sugerem não ser esta prática corporal algo adequado à participação das mulheres”, diz o prefácio do livro escrito pela livre-docente da Unicamp, Heloísa Baldy dos Reis. Ela ressalta que, ao afirmar que o futebol também é para mulheres, a obra contribui para romper com ideias essencialistas que ainda, nos dias de hoje, dificultam a livre adesão de meninas e mulheres ao futebol, seja ele no âmbito competitivo, escolar ou de lazer.

O livro resultou da dissertação de mestrado de Eriberto Lessa na Unicamp, quando percebeu a necessidade de relacionar suas experiências com o futebol como professor de Educação Física com a teoria do lazer, compreendida por nós como um campo importante de análise – mas não o único – que traria perspectivas de respostas às indagações. ”Por que o futebol em nosso país, sendo uma das formas mais importantes de expressão da cultura brasileira, permanece como uma área exclusiva e ainda hegemônica de lazer dos homens brasileiros”, diz o autor. Este fato acompanhou as experiências como professor de Educação Física e que emergia quotidianamente em face das alunas que queriam participar do universo futebolístico, pois lhe era negado esse direito , ressalta o autor em sua introdução da obra Nos domínios do futebol feminino

Após a pesquisa e o livro publicado, o professor Eriberto Lessa defende a ideia de que o futebol é um espaço também das mulheres. “Aceitamos a participação conjunta de ambos os gêneros, mas também entendemos que o respeito à diferença articula um caminho para uma convivência mais saudável entre os gêneros. Não apontamos ‘certezas’ ou ‘verdades absolutas’ sobre o tema, o que nos interessa é a discussão. O bom exercício consiste em trazê-lo para o espaço acadêmico”, define o autor, que pretende dar continuidade por meio do doutorado, em fase final, relacionando o tema à discussão sobre as politicas sociais voltadas para o esporte pelo Estado brasileiro nos últimos 15 anos. “O mesmo está conectado com o projeto neoliberal que defende a diminuição do Estado como agente executor das politicas de esporte, delegando participação do terceiro setor”, ressalta.

Este livro pode ser encontrado na Editora e Livraria Universitária (Edufal), com sede no Campus A. C. Simões, em Maceió e extensões no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima e na sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. Também pode ser adquirido pelo site www.edufal.com.br