Morre fundadora do Núcleo de Estudos de Alcoolismo

16/03/2017 22h05 - Atualizado em 16/03/2017 às 23h11
Violeta Dantas foi também uma das fundadoras da Adufal

Ascom Ufal

Faleceu nesta quinta-feira (16) a professora aposentada Violeta Dantas. Com atuação na Escola de Enfermagem e Farmácia, de 1975 a 2000, Violeta foi coordenadora de curso e chefe de departamento. Foi uma das fundadoras da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), integrou o Comando e coordenou o Fundo de Greve, em 1981, na primeira greve de docentes, pós-Ditadura Militar.

Coordenou o primeiro Núcleo de Estudos de Alcoolismo da Ufal e, em reconhecimento ao pioneirismo do trabalho, recebeu a Medalha do Mérito Universitário, em 2006, nos 45 anos da Universidade. Na Gazeta de Alagoas, publicou nas edições de domingo a coluna "Sou mulher, sou alcoólatra mas sou feliz", com textos que abordavam problemas do alcoolismo em mulheres.

Violeta Dantas deixa duas filhas, a assistente social do Hospital Universitário, Analice Dantas e a docente do curso de Educação Física, Socorro Dantas. O sepultamento da professora aposentada será nesta sexta-feira (17), às 15h, no Campo Santo Parque das Flores, onde o corpo está sendo velado.