Milhares de pessoas visitaram evento da Usina Ciência

Foram três dias de muito trabalho e aprendizado para colocar a ciência ao alcance do todos

- Atualizado em
O gerador de Van de Graaff foi umas das atrações do Cientificamente

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Sucesso de público, com mais de 1,4 mil pessoas – entre estudantes, pais e educadores – de Maceió e de várias cidades do interior do Estado, como Marechal Deodoro, Viçosa, São José da Lage, Coruripe, Atalaia e Messias. Esse é o balanço da primeira edição do Cientificamente 2017, feito pela equipe da Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas e seus parceiros.

O evento aconteceu de 23 a 25 de março, no Shopping Pátio Maceió. De acordo com a professora Monique Angelo, da equipe organizadora, foram 700 alunos da educação básica, fundamental e ensino médio que visitaram e registraram presença no livro de ata. “Isso sem contar os adultos, jovens e crianças que estavam no shopping e visitaram nosso planetário sem agendamento prévio. Elas pararam no evento e entraram no planetário e, por isso, fizemos dez sessões extras, com 50 pessoas em cada uma delas”, comemorou.

Além da equipe de professores da Usina Ciência, Monique destaca a parceria com o QuiCiência, formado por alunos da licenciatura em Química, do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade (IQB), e o apoio do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal). “Contamos com cerca de 40 alunos das nossas licenciaturas – Química, Física, Biologia e Geografia – e do pessoal do Ceaal, que enviou seus alunos para colaborar com a exposição do planetário. Não podemos nos esquecer do empenho de professores, coordenadores e diretores de escolas da educação básica que levaram seus alunos para visitar o Cientificamente”, reconheceu.

Para os integrantes da Usina, o evento foi uma experiência muito positiva, porque aproximou as pessoas e atraiu crianças, jovens e adultos. Além das escolas agendadas, quem estava passeando ou fazendo compras no shopping acabou se rendendo ao universo da ciência. De acordo com Monique, é isso que a Usina busca desde sua criação, há 25 anos: colocar a Ciência sempre ao alcance de todos!.

As próximas edições do Cientificamente 2017 serão realizadas no Centro de Interesse Comunitário (CIC) da Ufal, no Campus A.C. Simões, em Maceió. As datas ainda serão definidas e, em breve, divulgadas no portal da Ufal e nas redes sociais institucionais.

Visite o site e conheça mais a Usina Ciência.