Icat promove seminário no Dia Mundial da Meteorologia

17/03/2017 12h16 - Atualizado em 22/03/2017 às 08h34
Arte de divulgação

Manuella Soares - jornalista

O Instituto de Ciências Atmosféricas da Ufal (Icat) promove, no dia 23 de março, um seminário em alusão ao Dia Mundial da Meteorologia. A programação começa às 8h no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), Campus A.C. Simões.

A abertura oficial será feita pelos coordenadores do evento, os professores Heliofábio Barros Gomes e Ricardo Ferreira Carlos Amorim , com a participação do coordenador da pós-graduação em Meteorologia, Hilário Cavalcante. Em seguida haverá uma palestra com o mestrando Alberonaldo de Lima Alves sobre o Efeito de teleconexões climáticas.

Ainda na programação as palestras vão abordar, entre outros temas, o mercado de trabalho para os profissionais da Meteorologia e a microfísica de nuvens, no último debate do dia, programado para iniciar às 16h.  Os participantes receberão certificado mediante 75% de frequência no evento.

Confira a programação completa no anexo.

O seminário vai destacar informações sobre alguns trabalhos científicos desenvolvidos na Ufal e tem o objetivo de promover a interação entre pesquisadores da área para trocas de experiências profissionais.  “Nesta data destaca-se a importância que essa área do conhecimento possui no sentido de promover a evolução dos conhecimentos sobre a atmosfera terrestre, além da função social de estabelecer previsões sobre o comportamento do tempo”, ressalta a comissão organizadora.

As inscrições estão sendo realizadas na coordenação do curso de Meteorologia. Para participar basta doar duas unidades dos materiais sugeridos pela comissão organizadora, que serão entregues no Lar Santo Antônio de Pádua Maceió. Entre os donativos para escolher estão: leite em pó (400g) ou líquido (1litro), aveia em flocos (250g), feijão (1kg), arroz (1kg), e material de higiene como pomada de assadura, fraldas geriátricas descartáveis (G e XG), desodorante spray (masculino e feminino), papel higiênico e talco.

Sobre a data

O Dia Mundial da Meteorologia é comemora em 23 de março. A data celebra a técnica responsável por analisar e prever as ações climáticas da Terra. O trabalho dos profissionais na área feito a partir da coleta de informações sobre umidade do ar, pressão atmosférica, temperatura do ar, volume de chuva, entre outros aspectos.

“Os meteorologistas, profissionais formados em curso de ensino superior, conseguem traçar uma previsão da condição do clima para determinada região, ajudando a prevenir acidentes e prejuízos para os setores de serviços e produção, além de evitar que você passe frio, ou pegue uma chuva desprevenido na rua” relata a comissão organizadora do evento que homenageia a data.