Grupo Clowns de Quinta traz palhaças internacionais para Maceió

Uma é francesa, a outra austríaca e, as duas farão atividades na próxima semana com apoio da Ufal e da Diteal

17/03/2017 09h10 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Anna de Lirium e Colette Gomette, no espetáculo, querem apenas tocar uma flauta

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Se vai ter espetáculo? Claro que vai ter, sim sinhô e as estrelas são as palhaças de fama internacional, Colette Gomette e Anna de Lirium. Elas estarao em Maceió, de 22 a 25 de março, a convite do Clowns de Quinta, grupo de pesquisa do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Alagoas, que tem como linha de estudo a comicidade, utilizando a linguagem circense e a arte do Palhaço.

As atividades que as duas artistas-palhaças vão desenvolver na próxima semana têm o apoio da Ufal e Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). Fazem parte da programação do evento Cadê meu Nariz, promovido pelo Clowns de Quinta e que acontece a cada dois anos na capital. “Realizamos o Cadê meu Nariz, um encontro que busca agregar os artistas da palhaçaria e do circo em Maceió, uma vez que aqui não há nada específico nessa área, e uma das ações desse evento é a vinda das duas palhaças de renome internacional”, disse Ivanildo Piccoli, coordenador do grupo de pesquisa Clowns de Quinta, formado pelos estudantes Elaine Lima, David Oliveira e Nathaly Pereira.

A francesa Hélène Gustin dá vida à Colette Gomette, uma palhaça de visual forte, reconhecido por sua "animalidade". Ela é comediante-palhaça, dançarina e professora de teatro, formada na Escola de Arte Dramática Charles Dullin, de Paris. Atuou na França, Bélgica, Portugal, Chile, Brasil, Colômbia, Canadá e Áustria e também faz intervenções em hospitais com Le Rire Médecin, projeto de palhaçaria, desde 1996.

Já Tanja Simma faz surgir à cena a palhaça Anna de Lirium. Tanja, educada na universidade para música, atua em Viena e na École de Mime et Clown, na França. Foi a primeira mulher artista austríaca no Cirque Du Soleil e parte da primeira produção de Palazzo, em Viena. Desde 2012, quando completou 25 anos de palco, ela fez turnê em muitos países como Espanha, Portugal, Finlândia, Bélgica, Suíça, Alemanha, Brasil e Colômbia.

E essas duas estrelas-palhaças vão ministrar oficina de palhaçaria nos dias 22, 23 e 24 de março, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, das 13h às 17h. Para participar, basta se inscrever pela plataforma Doity. Esse evento é destinado a estudantes, artistas e interessados pelo universo da palhaçaria. As inscrições custam R$ 30 e podem ser feitas até a próxima terça-feira (21).

Encerrando a temporada na capital alagoana, Hélène e Tanja vão apresentar o espetáculo The One & the One, no sábado (25), no Teatro Deodoro, às 19h30. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Mais informações pelos telefones 98829-3398 (David) e 98763-3538 (Elaine) ou pela página do Facebook Clowns de Quinta.

Ficha técnica do espetáculo:

Artistas: Hélene Gustin (França) e Tanja Simma (Áustria)

Palhaças: Collette Gomette e Anna De Lirium

Classificação indicativa: livre

Direção e roteiro: Tanja Simma e Hélène Gustin
Sinopse: Tanja Simma e Hélène Gustin como Anna de Lirium & Colette Gomette são uma combinação hilariante do poder feminino do palhaço. Instantaneamente cativante apenas por sua aparência: Anna, alta e com curvas generosas, e a pequena Colette são inseparáveis. A primeira é ingênua e bastante lenta; a outra, rápida e um pouco maliciosa. O que parece ser um obstáculo intransponível são na realidade dois lados da mesma moeda. Enquanto essas duas senhoras tentam alcançar seu objetivo, que não é nada além de tocar uma flauta, nós percebemos a gama de relações humanas.