Gestão busca apoio financeiro para projetos de Penedo, Ceca e núcleo de pesquisas

Reunião com ministro, deputado e senador aconteceu em Brasília, na última quinta-feira

28/03/2017 08h47 - Atualizado em 29/03/2017 às 16h33
A reitora Valéria com o ministro Marx Beltrão

Manuella Soares - jornalista

A Gestão da Ufal continua empenhada em buscar apoio para a execução dos projetos de expansão e melhorias na infraestrutura da Universidade. Na viagem da reitora Valéria Correia a Brasília, na última quinta-feira (23), a equipe se reuniu com o deputado federal Arthur Lira, o senador Benedito de Lira, o secretário de Ciência e Tecnologia Marco Fireman e o ministro do Turismo Marx Beltrão.

Valéria apresentou ao ministro os projetos para submissão de verbas de Bancada e Ministérios referentes ao desenvolvimento do Centro de Engenharia de Energias Renováveis ligado ao Centro de Ciências Agrárias da Ufal. O projeto arquitetônico tem um orçamento preliminar de aproximadamente R$ 2 milhões , sendo dividido para construção de dois blocos.

A equipe de gestão também pediu apoio a Beltrão para interceder junto ao Ministro da Educação em relação à construção da sede do Campus Penedo. O projeto embrião tem uma área de mais de 3,2 mil metros quadrados previsto para ser construído por uma área cedida pela prefeitura de Penedo no loteamento Buriti. O novo prédio vai abrigar os cursos já existentes de Turismo, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Ciências Biológicas, além de outros cursos que serão ofertados.

Na estrutura arquitetônica inspirada nos prédios dos institutos de Computação (IC) e de Ciências Sociais (ICS), terão, entre outros espaços, dez salas de aula, laboratórios, áreas de grupos de pesquisa, biblioteca, laboratório multidisciplinar, almoxarifado, banheiros, direção, coordenadorias e salas de pranchetas.

Apoio à pesquisa

A reitora Valéria Correia também se reuniu com o deputado Arthur Lira para falar sobre a conclusão do Bloco do Núcleo de Pesquisas nas áreas de Química e Biotecnologia, que teve a construção iniciada com recursos do Proinfra – 2010, edital destinado à expansão e modernização da infraestrutura de pesquisas da Ufal.

O objetivo foi pedir apoio em recursos para conclusão da obra que está parada. Valéria ressalta que o núcleo vai contribuir “para a formação de recursos humanos de alto nível através da pesquisa, bem como às atividades de pós-graduação nas áreas de Química, Física, Biologia, Medicina, Farmacologia e Engenharias”.