Edufal tem publicações na área de saúde que auxiliam pesquisadores

O professor e médico Fabiano Timbó é autor de três livros destinados a estudantes, professores e leigos no assunto

23/03/2017 11h24 - Atualizado em 24/03/2017 às 18h18
Os títulos do professor Fabiano Timbó e muitos outros de variados temas são encontrados na sede da Edufal Fotos - Mauricélia Ramos

Márcia Alencar – jornalista

O professor e médico da Universidade Federal de Alagoas, Fabiano Timbó Barbosa, é autor de três livros na área de saúde editados pela Editora Universitária (Edufal), com abordagem acadêmica e de temas sempre em debate. Alguns exemplos são:  ABC da Bioestátistica, 2ª edição em 2014 e a obra original publicada em 2009;  Medo da anestesia? Por quê?, em 2005, e Como escrever artigos científicos na área da saúde?, em 2011.

O médico e professor atua na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, ministrando a disciplina Bases da Técnica Cirúrgica e Anestésica. O lado escritor iniciou em 2005, com a publicação da obra sobre o medo da anestesia, despertado a partir de publicações de artigos em jornal local sobre o tema e que chamou a atenção para o pouco material que esclarecesse as dúvidas criadas ao longo dos anos sobre o ato anestésico.

Na apresentação do livro, o autor destaca que não existem obras que esclareçam as dúvidas tanto dos pacientes como do corpo clínico de enfermagem que trabalha diretamente com eles. “Muitos são os esclarecimentos que precisam ser dados, como o uso do travesseiro após a raquianestesia e o tempo mínimo necessário para ficar de pé; a obrigatoriedade da presença do anestesiologista em exames mais sofisticados; o tempo de jejum que se deve manter antes de qualquer cirurgia. Com este livro tento esclarecer e desmistificar o medo ainda existente no inconsciente coletivo da população”, diz o médico.

Segundo Fabiano Timbó, cabe também aos anestesiologistas combater a desinformação e minimizar não só o sofrimento físico como também o psíquico. “A transmissão do conhecimento na área de saúde é uma obrigação para todo médico”. O medo da anestesia não desaparecerá, diz ele, mas todos nós devemos buscar alívio para nossos temores através do conhecimento. “Esta obra é apenas um pequeno passo que contribuirá para diminuir o pânico que é atribuído à anestesia”, conta. A obra é voltada ao público leigo e também existe na versão em Braille.

Em 2011, pela necessidade de entender como melhorar um manuscrito que será encaminhado para publicação, nasceu a obra Como escrever artigos científicos na área da saúde?, contendo um conjunto de informações que ajudam profissionais e estudantes da área na confecção de artigos cuja finalidade seja a publicação em periódicos científicos. “Cada escritor possui o seu ‘jeitinho’ para expressar as suas mensagens no papel, mas existem itens que são essenciais na confecção de qualquer manuscrito científico que devem ser enaltecidos para implementar qualidade às publicações”, ressalta o professor.

O ABC da Bioestatística é a 2ª edição, publicada em 2014, e tem a proposta de levar ao leitor um conhecimento básico necessário para o planejamento, execução e análise de pesquisas cientificas, assim como auxiliar na compreensão dos artigos já publicados em periódicos científicos. A estatística tem por finalidade organizar e manipular matematicamente os dados, descrever as características estudadas e auxiliar nas conclusões. “O nível de conhecimento dos profissionais em estatística, a grande exigência dos revisores dos periódicos da área de saúde e o rigor do processo editorial, fazem os leitores assumirem como verdadeiras as conclusões de artigos, mesmo que metodologicamente estejam cheios de falhas e incoerências”, destaca o autor.

Os títulos do professor Fabiano Timbó e muitos outros de variados temas são encontrados na sede da Edufal, no Campus A. C. Simões, das 8h às 18 horas; na extensão do Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, no Centro de Maceió, e na extensão do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. Também são comercializados pelo site www.edufal.com.br.