Dia Mundial da Saúde é comemorado na Ufal com programação variada

Toda a comunidade acadêmica pode participar das ações; confira as atividades

31/03/2017 08h00 - Atualizado em 10/04/2017 às 09h20
Programação está sendo organizada com parcerias

Programação está sendo organizada com parcerias

Janaina Alves - relações públicas

Durante a manhã da próxima sexta-feira (7), a praça da Paz, localizada no Campus A.C. Simões, ao lado do antigo Restaurante Universitário, será palco de variadas atividades relacionadas à promoção da saúde e prevenção de doenças. 

As comemorações pelo Dia Mundial da Saúde começam a partir das 8h. Esse ano, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) realiza ações em parceria com as unidades acadêmicas, o Hospital Universitário e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) com diversos temas referentes à área da saúde. 

Toda a comunidade acadêmica pode participar, o evento é gratuito e aberto a estudantes, servidores e moradores de bairros vizinhos a Ufal. 

Programação

A enfermeira do trabalho, Zélia Lessa, falará sobre o tema da depressão, doença que atinge muitas pessoas e que ainda está rodeada de tabus e preconceitos, em função da falta de informação. Continuando o ciclo de palestras, o Banco de Leite do Hospital Universitário dará orientações sobre amamentação. E o Banco de Olhos falará sobre doação de córnea.

Os projetos de extensão da Ufal participam com exposição de atividades e muito conhecimento. O grupo Caminhada Ciclos Vitais, coordenado pela professora Ana Rosa Alves, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), irá realizar uma caminhada pelo Campus A.C. Simões, às 8h, e vai ofertar avaliação antropométrica (avaliação física). O grupo, que iniciou suas atividades pelo campus na última segunda-feira (27), promove caminhadas com servidores, alunos e comunidades do entorno para a promoção da saúde e é uma iniciativa do ICBS e do curso de Educação Física.

Já o grupo Feijão com Arroz, coordenado pela professora Sandra Mary, da Faculdade de Nutrição (Fanut), levará os cuidados com alimentação saudável, atividades de avaliação nutricional, orientação sobre doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes, hipertensão, colesterol, entre outras que estão relacionadas com os hábitos alimentares das pessoas e são preconizados pelo Guia Alimentar Brasileiro. 

"Iremos trabalhar questões sobre o teor de sódio, açúcar e gordura dos alimentos e classificá-los, de uma maneira que fica fácil a visualização e o entendimento. É bastante lúdica e educativa a nossa abordagem", explicou Sandra Mary.

Haverá também a participação do Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Faculdade de Medicina (Famed), com a Sala de Cuidados; e apresentações de grupos culturais ligados à Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Alvo da campanha

O foco das ações deste ano é a saúde enquanto direito fundamental do ser humano, devendo ser providas pelo Estado as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. 

A legislação brasileira prevê que para ter saúde alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais (Lei 8.080/90). 

O objetivo, então, é promover o acesso à informação e, dessa forma, à melhoria da qualidade de vida.