Consuni aprova Relatório da Gestão e prestação de contas de 2016

Os relatórios foram apreciados pelo Cura, que recomendou a aprovação

28/03/2017 09h14 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
O economista Jouber Lessa apresentou o relatório

Lenilda Luna - jornalista

Em sessão extraordinária do Conselho Universitário, realizada nesta segunda-feira (27), foi apreciado o relatório de Gestão e a Prestação de Contas do ano de 2016. O relatório técnico foi apresentado pelo economista Jouber Lessa, da equipe da Pró-reitoria de Gestão Institucional.

O documento foi avaliado previamente pelo Conselho de Curadores (Cura), que encaminhou parecer recomendando a aprovação. A documentação foi dividida em sete módulos, com visão geral da unidade; planejamento organizacional; governança; áreas especiais da Gestão; relacionamento com a sociedade; desempenho financeiro; conformidade da Gestão e demandas dos órgãos de controle.

Após a apresentação dos relatórios, vários conselheiros fizeram intervenções para solicitar esclarecimentos e fazer questionamentos. Alguns solicitaram mais atenção para a política de capacitação para os técnico-administrativos e alertaram para a problemática da saúde do servidor, destacando o número de 428 afastamentos por doenças, em 2016.

A Pró-reitora de Gestão, Carolina Abreu, esclareceu que essas situações estão sendo aprofundadas em grupos de trabalho, desde a realização do 1º Fórum dos Servidores Técnico-administrativos, e alguns encaminhamentos serão apresentados na segunda edição do evento, que será realizado em 27 de abril. "Com relação à capacitação, estamos tentando nos adequar a um período muito duro de corte de verbas, mas mantendo as atividades", destacou a pró-reitora.

Os conselheiros também ressaltaram a importância de seguir o Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os anos de 2013 a 2017 e pediram esclarecimentos sobre a alocação de recursos e cumprimento das metas. Foi ressaltado pela Gestão que o planejamento estratégico, com suas oito dimensões, foi baseado no PDI da Universidade e que a Ufal precisou se adequar ao cenário de crise financeira, com um corte de 30% no orçamento geral.

A pró-reitora de Graduação, Sandra Paz, destacou a taxa de sucesso dos estudantes, de 88,85%, bastante superior aos anos anteriores, o que significa uma quantidade maior de estudantes egressos que conseguiram concluir as suas graduações. "Esta taxa mais elevada é fruto do trabalho da Prograd e de todas as unidades acadêmicas", parabenizou a reitora Valéria Correia.

Por fim, os membros do Consuni fizeram várias observações para ajustes no texto, mudanças de termos, acréscimos de informações, revisão de índices e tabelas, visando tornar o relatório mais claro e preciso. As propostas de alteração foram encaminhadas ao relator.

O professor José Vieira, vice-reitor da Ufal, finalizou considerando o contexto de dificuldades para todas as universidades públicas do Brasil. "É necessário pensar a médio e longo prazo, mas num cenário de incertezas constitucionais, políticas e financeiras. Essa situação demanda a unidade de todos os setores que defendem o ensino público e de qualidade", ressaltou Vieira.