Consuni aprecia propostas de alterações no Estatuto e Regimento da Ufal

As mudanças visam adequar o Estatuto à nova realidade da Universidade com a interiorização

- Atualizado em
Reunião extraordinária do Consuni

Lenilda Luna - jornalista

As propostas de alteração do Estatuto da Ufal foram apreciadas em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), realizada na tarde desta segunda-feira (13). O relatório de conclusão foi apresentado pelo Grupo de Trabalho (GT), presidido pelo vice-reitor José Vieira, que ficou encarregado de propor as modificações.

Antes da leitura do documento, a reitora Valéria Correia fez um breve histórico da discussão sobre o Estatuto, iniciada em 2009, com a criação e implantação do Campus do Sertão pelo Consuni. "Mas, em 2010 esse debate foi suspenso e retomado em 2015, com a formação do primeiro Grupo de Trabalho. Em 2016, já na nossa Gestão, é recomposto o GT, com novos integrantes", esclareceu a reitora.

Em julho de 2016, o Grupo de Trabalho pediu uma prorrogação de prazo para concluir o relatório, o que foi feito em outubro de 2016. "Porém, em função da greve e de outras demandas da Universidade, só agora estamos conseguindo realizar essa sessão extraordinária para apreciar esse relatório importante para atualizar o Estatuto da Ufal às novas dimensões na Universidade", ponderou a reitora.

O presidente do GT, José Vieira, esclareceu que a tarefa do grupo foi promover a atualização do Estatuto e a adaptação do Regimento Geral da Ufal. "Mediante as aprovações realizadas pelo Conselho Universitário em 10 e 16 de março de 2015. Nossas atividades foram iniciadas em abril de 2016 com o objetivo principal de retomar os procedimentos iniciados pelo grupo de trabalho anteriormente designado", ressaltou José Vieira.

O Grupo buscou incluir, na proposta de alteração do Estatuto, os campi fora de sede, as Unidades Educacionais, a Escola Técnica de Artes (ETA) e a coordenadoria de Educação à Distância (Cied). Além de considerar como membros natos do Consuni os diretores desses campi e os pró-reitores.

Outra proposta de alteração é transformar a atual Sinfra numa sétima pró-reitoria. "Também foram identificadas outras possibilidades de atualizações necessárias, entretanto, o grupo achou mais prudente e produtivo avançar apenas na delimitação das questões específicas e pontuais, conforme estabelecido na resolução aprovada pelo conjunto de membros do Conselho Universitário", esclareceu o vice-reitor no relatório do Grupo de Trabalho.

Depois de várias intervenções dos conselheiros, buscando esclarecer questões ou registrando críticas e sugestões, a sessão foi finalizada. Alguns membros do Consuni que não tiveram tempo de intervir ficaram na lista de inscrição para ter fala garantida na próxima sessão extraordinária que será convocada com essa ordem do dia.