Assistente social Silvana Medeiros é a nova pró-reitora estudantil

Compromisso de sua gestão será continuar plataforma definida para a área estudantil

07/03/2017 17h06 - Atualizado em 13/03/2017 às 13h58
Pró-reitora Estudantil Silvana Medeiros destaca ações para a área

Diana Monteiro - jornalista

Integrada ao trabalho a partir do momento que passou a ocupar a Coordenação de Política Estudantil, a nova pró-reitora e assistente social Silvana Márcia de Andrade Medeiros, da Unidade de Palmeira dos Índios, reafirmou a continuidade das ações traçadas para o objetivo maior: a instituição de políticas conectadas com os anseios do segmento na área eleita como prioridade pela atual gestão da Universidade Federal de Alagoas.

Com portaria publicada em 13 de fevereiro para comandar a Pró-reitoria Estudantil (Proest) e empossada como conselheira no Conselho Superior Universitário (Consuni), na reunião da última segunda-feira (6), Silvana enaltece o trabalho realizado pela então pró-reitora Analice Dantas, que deixou o cargo por razões pessoais. “Ela não mediu esforços para conquistar avanços em prol da área, conforme cronograma definido na plataforma de ações traçadas para contemplar o segmento estudantil dos três campi da Ufal”, reforçou.

Silvana citou que no primeiro ano de gestão um dos avanços conquistados foi o fim da contrapartida laboral da Bolsa Trabalho destinada aos alunos com vulnerabilidade. “O debate, para a mudança, foi levado pela então pró-reitora ao Consuni”, enfatizou e enalteceu mais uma vez o empenho e a dedicação de Analice para o objetivo alcançado.

A execução orçamentária, em torno dos 100 por cento, pela primeira vez dos recursos contidos no Programa Nacional e Assistência Estudantil, o conhecido Pnaes,  foi outro avanço citado pela atual pró-reitora. Aproveitou para informar que os recursos do programa são destinados ao auxílio financeiro ao estudante por meio de várias modalidades de bolsas e para manutenção dos Restaurantes Universitários em funcionamento.

Reforçando que a Proest é uma Pró-reitoria de apoio às ações acadêmicas e sua intervenção se dá de forma intersetorial, Silvana Medeiros enfatiza o espaço criado para o debate na área, a exemplo da manutenção do Fórum Estudantil para a discussão das políticas de assistência estudantil na Ufal

Desafios

Mesmo diante do corte de 2,7 por cento dos recursos do Pnaes previstos para este ano, Silvana adianta que o empenho para a ampliação das ações será mantido, e segundo ela, é aí onde está o maior desafio, conforme planejamento,  para a abertura dos Restaurantes Universitários de Delmiro Gouveia e Arapiraca. “De 2010 a 2016 o programa teve recurso crescente, mas sofrerá corte em 2017 e haverá a necessidade de complementação. Esse é o grande desafio. Os esforços não serão medidos para a área da assistência estudantil na Ufal, porque significa o direito à educação”, disse.

Ao destacar a importância do Pnaes para a ampliação das ações nas dez áreas contempladas pelo programa, assim como a efetivação, a pró-reitora Silvana Medeiros disse que dentre elas, a mais emergencial é a que trata sobre a mobilidade estudantil. Nesse sentido, foi iniciado diálogo com a Prefeitura de Maceió, para a melhoria, horário e oferta de transporte destinado ao Campus A. C. Simões,  e também com o poder público do interior. E adianta:

“No interior a situação é crítica, porque falta transporte. Conforme Relatório de Moradia do Estudante elaborado pela Proest, dos 500 alunos matriculados na Unidade de Ensino Palmeira, 300 dependem de transporte. Em Delmiro Gouveia estudam 25 alunos do município de Pão-de-Açúcar. A Proest vem discutindo parceria com as prefeituras do interior e está sendo articulado também um debate com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O transporte é fundamental para a permanência do aluno, evitando, consequentemente, a evasão”, frisou Silvana.

Outras ações

Silvana destacou que entre as ações que fazem parte do cronograma de trabalho da Proest no processo de construção de uma política estudantil na Ufal,  estão: a implantação de um Núcleo de Apoio Pedagógico para o enfrentamento das situações de repetência e evasão, que já se encontra em discussão com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd);  e a estruturação do Núcleo de Atenção Integrada à Saúde do Estudante.

Acrescentou que em parceria com as demais pró-reitorias a Proest trabalhará para estruturar  ações nas áreas de cultura, saúde, esporte e de temáticas de interesse da comunidade universitária e da sociedade em geral. “Como por exemplo, a que trata sobre a mulher e violência e formas de enfrentamento”, frisa Silvana consciente da longa jornada e dos desafios postos para implantar e efetivar na Universidade Federal de Alagoas políticas na área estudantil.