Ufal e Prefeitura de Delmiro Gouveia planejam soluções para transporte de estudantes

A Gestão da Ufal está visitando as prefeituras para firmar convênios de cooperação técnico- científica e discutir a mobilidade estudantil

24/02/2017 10h27 - Atualizado em 24/02/2017 às 17h43
Ufal e Prefeitura de Delmiro se reúnem para tratar de questões sobre o transporte estudantil do município para a Universidade

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

O vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas, José Vieira Cruz, e as pró-reitoras de Graduação e Estudantil, Sandra Regina Paz e Silvana Medeiros, estiveram na última quarta-feira ( 22), em reunião com o chefe de gabinete da Prefeitura de Delmiro Gouveia e sua equipe para tratar de questões sobre o transporte estudantil do município para a Universidade. Além disso, cumprindo uma agenda de aproximação institucional, os gestores propuseram convênios e parcerias para cooperação técnico-científica.

De acordo com os gestores, muitos estudantes deixaram de ir para as aulas por falta de transporte, impactando no desempenho acadêmico e causando evasão. Durante a reunião, o vice-reitor da Ufal apresentou outros pontos importantes, como o estabelecimento de parceria para definição da política de estágio curricular e não obrigatório; a oferta de cursos, assessorias e desenvolvimento de projetos acadêmicos; o restabelecimento da parceria com a cessão de técnicos da prefeitura para apoiar nas ações da Editora Universitária no campus e na biblioteca.

A Prefeitura de Delmiro se comprometeu em avaliar a situação e realizar uma parceria com a Ufal para composição do Fórum Local de Gestão Pública na cidade; além da elaboração de um convênio guarda-chuva entre a Universidade e a Prefeitura para desenvolvimento de inúmeros projetos acadêmicos com foco no ensino, pesquisa, extensão e política de estágio.

Segundo Vieira, a reunião foi produtiva. “Percebemos o desejo de todos de contribuírem para gestão pública do município e melhoria da qualidade de vida da população universitária de Delmiro Gouveia, além de desejar uma excelente gestão, que já anuncia que será muito dinâmica, participativa e democrática. Nós da gestão da Ufal nos colocamos a disposição para colaborar”, ressaltou o vice-reitor.

Reunião com prefeito de Maceió

Os gestores da Ufal têm realizado uma agenda de reuniões em busca de parcerias com as prefeituras. O vice-reitor José Vieira também se reuniu, no dia 17, com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e a chefe de gabinete da Prefeitura, Juliana Vergetti, para tratar, entre outros assuntos, da realização da Bienal do Livro 2017 e o encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que acontece em Maceió em 2018.

Para Vieira, a reunião foi bastante significativa. “A equipe de gestão da prefeitura e o prefeito Rui Palmeira, acolheu a pauta apresentando o interesse de realizar um trabalho colaborativo com a Ufal, a instituição pública do Estado e que está aberto, e toda sua equipe, para realizar importantes trabalhos de parceira”.

A pauta da reunião teve como lema Construindo laços de trabalho e cidadania. Também foram discutidas possíveis parcerias para estágios curriculares e não obrigatórios, mobilidade estudantil para os estudantes de Viçosa e melhoria da oferta e qualidade do transporte, especialmente para o turno noturno; Casa de Cultura para professores e estudantes; construção de complexo esportivo e centros urbanos; construção de clínica odontológica da Faculdade de Odontologia e Empresa Júnior de Agrimensura.

Estiveram presentes na reunião, representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), da Secretaria Municial de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).