Pesquisas sobre indígenas e quilombolas serão debatidas em palestra

Professor da Uicamp participará do evento no dia 3 de março

23/02/2017 10h05 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
José Maurício Arruti é coordenador do PPG-CS da Unicamp

José Maurício Arruti é coordenador do PPG-CS da Unicamp

Ascom Ufal

O Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGAS/Ufal) promove, no dia 3 de março, a palestra Reconhecimento, classificações e territórios – notas de pesquisas sobre indígenas e quilombolas. O evento será às 19h, no Auditório Paulo Décio, localizado no Instituto de Ciências Sociais (ICS).

O convidado para palestrar é o professor José Maurício Paiva Andion Arruti, do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA) e do doutorado em Ciências Sociais (DCS) da Unicamp.

O evento é gratuito e promovido pelo Grupo de Pesquisa Etnologia Indígena do PPGAS. As inscrições podem ser feitas no local, antes da palestra. De acordo com a organização, todos os inscritos receberão certificados com carga horária quatro horas.

Sobre o palestrante

José Maurício Paiva Andion Arruti é diretor do Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena (Cpei) e membro do Centro de Estudos Rurais (Ceres), onde coordena o Laboratório de Pesquisa e Extensão com Populações Tradicionais Afroamericanas (Lapa). Formado em História pela UFF, mestre e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ, foi pesquisador do Cebrap e professor da PUC-Rio.

Entre 1997 e 2007 atuou no campo da Antropologia Pública, coordenando projetos de pesquisa, comunicação e advocacy voltados a comunidades indígenas e quilombolas. Arruti é autor do livro Mocambo - Antropologia e história do processo de formação quilombola, que ganhou os prêmios CEAB/F. Ford e Anpocs-EDUSC. Atualmente é coordenador do PPG-CS da Unicamp, membro do Conselho Diretivo do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), do Conselho Quilombola da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do Comitê Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secretaria.ppgasufal@gmail.com