Pesquisa vai coletar dados que associam álcool a acidentes de moto

Projeto abre inscrições para colaboradores

14/02/2017 08h00 - Atualizado em 22/02/2017 às 09h35
Pesquisa sobre álcool e acidentes de moto será desenvolvida pela Famed

Manuella Soares - jornalista

Acidentes de trânsito envolvendo motocicletas são comuns. Os dados que associam o uso de álcool ou droga a estas ocorrências serão conhecidos por meio de uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Ufal (Famed) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Detran Alagoas. As cidades escolhidas para coletar as informações foram Maceió e Arapiraca. E para viabilizar o projeto, a Famed vai abrir inscrições para estudantes que desejam ser colaboradores.

A partir da próxima quarta-feira (15) até o dia 10 de março, estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da Ufal podem enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail projetoacidentesmoto@gmail.com e anexar o Histórico Analítico no formado de PDF.

Estão sendo oferecidas 20 vagas, sendo dez para alunos de Medicina e dez para o curso de Enfermagem. Todos devem estar matriculados a partir do 2º período. De acordo com o cronograma, entre os dias 10 e 14 de março serão divulgadas as inscrições deferidas dos candidatos que passarão por uma entrevista presencial, marcada para a semana entre 20 e 24 de março.

Sobre o projeto

A pesquisa intitulada Substâncias psicoativas e demais fatores de risco associados aos acidentes com motocicletas no estado de Alagoas tem por objetivo avaliar a prevalência do uso de álcool e outras drogas por vítimas de acidentes com motocicletas atendidos em hospitais de emergência nos municípios de Maceió e Arapiraca, por meio de análises toxicológicas e busca de inter-relações com dados socioeconômicos e profissionais dessa população.

Os dados serão coletados por uma equipe previamente treinada em relação a todos os procedimentos: abordagem, identificação do acidente, autorização, entrevista, aplicação do teste de etilômetro e coleta de fluido oral. As informações socioeconômicas e ocupacionais serão conhecidas na aplicação de questionário estruturado nos locais selecionados durante quatro meses.

As equipes trabalharão em sistema de plantão a fim de que não ocorra perda de dados. As amostras biológicas e os questionários serão obtidos durante plantões de seis horas diurno e noturno, divididos em dias da semana, finais de semana e feriados, uma vez que as emergências apresentam grande variação.

“Os resultados que serão obtidos com o desenvolvimento deste projeto de pesquisa deverão beneficiar toda a sociedade, pois permitirá o conhecimento do problema para que ações efetivas sejam implementadas, visando a redução da morbimortalidade de motociclistas e, consequentemente, ao Estado pela redução dos custos com os acidentes de trânsito”, ressalta o escopo do projeto.