Nova sala do Núcleo de Acessibilidade da Ufal é inaugurada no CIC

Cerimônia reuniu servidores e dirigentes da Universidade

17/02/2017 17h12 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Sala onde ficarão concentradas as atividades do Núcleo de Acessibilidade (NAC) fica localizada no Centro de Interesse Comunitário

Sala onde ficarão concentradas as atividades do Núcleo de Acessibilidade (NAC) fica localizada no Centro de Interesse Comunitário

Thâmara Gonzaga - jornalista

A sala onde ficarão concentradas as atividades do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Universidade Federal de Alagoas foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (17). O espaço fica localizado no Centro de Interesse Comunitário, Campus A. C. Simões. A reitora Valéria Correia, pró-reitores, dirigentes e servidores da Ufal estiveram presentes na cerimônia que contou com apresentação do coral formado por deficientes visuais do Centro de Formação Cyro Accioly.

“É com imensa satisfação que fazemos a primeira inauguração da gestão. E é muito simbólica, pois demonstra o compromisso com a acessibilidade e a inclusão”, afirmou Valéria Correia. “Em um ano de administração, a equipe já conseguiu elaborar um projeto completo de acessibilidade, que contempla todos os campi da Ufal, no valor de um pouco mais de R$ 2 milhões, e já estamos na luta para conseguir os recursos”, acrescentou.

A coordenadora do NAC, professora Neiza Fumes, destacou a importância do momento. “É o resultado de seis anos de luta árdua”, disse. “É um espaço muito significativo para garantir o acesso da pessoa com deficiência à Ufal. Agradeço à reitora por incorporar essa luta às prioridades da gestão”, reconheceu. Fumes também agradeceu a contribuição dos bolsistas e dos servidores do Núcleo. “Sem vocês, nada disso seria possível”.

Com o novo espaço já ocupado, a coordenadora fez a convocação: “Vamos trabalhar para que os serviços de acessibilidade sejam uma realidade, com uma Ufal que respeita as necessidades e particularidades de cada pessoa”, concluiu Fumes.