Inscrições para o 3º Torneio de Integração Científica terminam na próxima sexta

Estudantes do ensino médio e da graduação, de instituições públicas ou particulares, podem participar

14/02/2017 10h08 - Atualizado em 15/02/2017 às 13h10
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Thâmara Gonzaga – jornalista 

Ainda dá tempo para estudantes do ensino médio e de graduação se inscreverem para o 3º Torneio de Integração Científica (TIC), uma competição em que o principal objetivo é estimular o interesse pela iniciação científica por meio da realização de provas em equipe. Alunos de instituições públicas e particulares podem participar. 

O torneio é organizado pela equipe do Programa Especial de Capacitação Discente (PEC), vinculado ao Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, e para garantir a vaga é preciso se inscrever, até a próxima sexta-feira (17), por meio do preenchimento do formulário disponível aqui, além de pagar uma taxa.

Os participantes devem escolher a prova que desejam cumprir de acordo com uma das seguintes modalidades: TIC Jr, destinada a estudantes do ensino médio, com taxa de inscrição de R$ 15 por pessoa; e a TIC Universitário, que reúne estudantes da graduação, cujo valor é de R$ 20 por integrante. O pagamento pode ser realizado presencialmente, na sala de permanência do PEC, localizado no Ctec, ou pelo site do Programa. As modalidades possuem número limite de inscritos. Estudantes do ensino médio, que queiram desafiar ainda mais seus conhecimentos, também podem optar por participar das tarefas propostas ao nível universitário. 

Na edição deste ano, serão sete desafios no total, sendo três para os participantes do TIC Jr, e quatro para os universitários. As tarefas envolvem as áreas de engenharia e estão dispostas em editais específicos. A organização alerta que as equipes devem conferir com atenção, pois no documento há informações necessárias para desenvolvimento e conclusão de cada desafio. Construção de protótipo de plataforma marítima, elaboração de foguete, produção de filtro de água, carneiro hidráulico, construção de gerador de hidrogênio, pontes em miniaturas e otimização em refinaria são os desafios propostos para os participantes.

A equipe melhor classificada será premiada no encerramento do torneio. Mais informações pelo 3214-1280.