Gestores da Ufal se reúnem com prefeito de Arapiraca

Vice-reitor tratou sobre parcerias para campus da Ufal na cidade

22/02/2017 13h39 - Atualizado em 23/02/2017 às 15h35
Gestores da Ufal em reunião com prefeito e vice de Arapiraca

Ascom Ufal com colaboração de Samuel Alves

O vice-reitor, José Vieira, e as pró-reitoras de Graduação e de Extensão, Sandra Paz e Joelma Albuquerque, se reuniram na tarde da última terça-feira (21), com o prefeito de Arapiraca Rogerio Teófilo e a vice Fabiana Pessoa. Teófilo ouviu propostas e estreitou os laços de trabalho entre a Prefeitura e a Ufal.

O momento foi marcado pelo ensejo de ambas as partes em se manterem parceiras, tendo mútuas propostas para a construção de ideias e a consolidação da Universidade em Arapiraca, dando a ela maiores oportunidades de transformar as vidas e os sonhos dos estudantes arapiraquenses.

Na oportunidade, Vieira, que representou a reitora Valéria Correia, apresentou ao prefeito Rogério Teófilo algumas das propostas e perspectivas encontradas pela instituição em Arapiraca.

Um dos pontos explanado por José Vieira foi a necessidade da formalização de convênios que fortaleçam e qualifiquem o profissional dentro da área de pós-graduação, por meio da vinda de cursos stricto sensu para o Campus Arapiraca.

“Nós não queremos retorno financeiro, mas sim que o profissional, seja ele da Ufal ou de fora, possa se atualizar e, que futuramente, possa repassar o seu aprendizado para os alunos do Campus. Queremos ainda investir no profissional local e que ele possa fazer um curso stricto sensu aqui em Arapiraca”, informou o vice-reitor.

Outro ponto tratado foi a Ufal manifestar o interesse em captar recursos via emenda parlamentar para a construção de uma biblioteca. Vieira destacou que é um equipamento cultural fundamental para toda a cidade, e que o projeto arquitetônico já está pronto.

Teófilo lançou a proposta de fazer um mutirão para que esse desejo possa ser concretizado.  “Temos de correr atrás dessa aquisição. Uma universidade sem biblioteca não tem coração. Vamos fazer um mutirão para conquistar essas emendas. Estamos à disposição da Universidade”, declarou o prefeito.

Outras propostas foram ouvidas pelo gestor municipal sobre a mobilidade dos alunos arapiraquenses matriculados no campus Palmeira dos Índios. De acordo com a professora Silvana Medeiros, pró-reitora estudantil, que também esteve na reunião, cerca de 300 alunos que estudam na unidade de Palmeira residem em Arapiraca. Muitos dependem de transporte coletivo.

O prefeito colocou a dificuldade financeira do município e afirmou que está cortando outros gastos para garantir o transporte. Ele sugeriu também que outras entidades, como a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) sejam convidadas a participar da discussão, já que envolve residentes em outras cidades.

Na reunião ainda foram debatidos assuntos como a parceria entre o Hospital Regional de Arapiraca com o Coaps, a Bienal Internacional do Livro e a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que a Ufal vai sediar em 2018.

Também participaram da reunião da última terça-feira o diretor acadêmico do Campus Arapiraca, Arnaldo Tenório, o assessor jurídico da Ufa, Basile Christopoulos, além de integrantes da Prefeitura de Arapiraca.