Gestão lança seminário para iniciar processo de avaliação da expansão e interiorização

Lançamento do seminário em Arapiraca será no dia 21; em Delmiro Gouveia, no dia 22; e no Campus A.C. Simões, no dia 23 deste mês

13/02/2017 08h00 - Atualizado em 15/02/2017 às 13h16
Coordenadora executiva do Processo de Avaliação Mailiz Garibotti

Diana Monteiro - jornalista

A avaliação da expansão e interiorização da Universidade Federal de Alagoas, que completará 11 anos em 2017, será foco de um seminário nos campi A.C Simões, Arapiraca, e do Sertão que proporcionará debate sobre aspectos considerados determinantes para a proposta de uma avaliação mais abrangente. O evento tem como objetivo geral conhecer o processo de expansão, avaliar resultados e impactos e apontar indicadores de gestão universitária. A exemplo dos aspectos acadêmicos, didático-pedagógico, acesso e permanência estudantil, gestão de pessoas e condições de trabalho, assim como gestão institucional na Ufal.

Conforme a professora e assistente social Mailiz Garibotti Lusa, coordenadora executiva do Processo de Avaliação, o seminário tratará também sobre o impacto da instituição nos municípiode Alagoas, especialmente naqueles localizados nas regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco e, objetiva também envolver a comunidade interna e externa na discussão, bem como o poder público das cidades contempladas pela interiorização.

As avaliações feitas nos dez primeiros anos de expansão e interiorização foram aquelas regulamentadas pelo MEC, como as autoavaliações institucionais (gerais) e as avaliações de curso. Falta, portanto, a avaliação específica do processo de expansão universitária. Com essa finalidade, foi constituída uma Comissão Executiva de Avaliação, com representantes das seis unidades de ensino fora de sede e do Campus A.C. Simões”, destaca Mailiz acrescentando que as áreas de conhecimento humanidades, educação, tecnologias, agrárias, gestão e saúde, serão contempladas no seminário.

Mailiz Garibotti foi docente da Unidade Educacional de Palmeira dos Índios, que pertence ao Campus Arapiraca, o primeiro da interiorização, e atualmente é professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Está na Ufal por meio de um convênio de cooperação técnica entre as duas instituições. Pela instituição alagoana, compõe a equipe que propôs a avaliação a professora Marinês Coral, do curso de Serviço Social em Palmeira dos Índios.

Ao justificar a realização de um seminário com uma abordagem mais ampliada, a coordenadora executiva do evento reforça que o centro de análise da expansão e interiorização da Ufal partirá da compreensão que a formação universitária pressupõe uma inserção efetiva da universidade na sociedade, sob a perspectiva do papel social no desenvolvimento sócio-histórico, por meio de processos democráticos e participativos. “Assim, a perspectiva de análise trabalhará a partir de outro referencial de universidade e de expansão do ensino superior, que se opõe à lógica instrumental, utilitarista e produtivista, correlata à expansão do ensino superior enquanto mera estratégia econômica de gestão da produção de conhecimento”, frisa.

Lançamento e conclusão

Em Arapiraca o seminário será lançado no dia 21 deste mês, na sede do campus, das 9h às 12h; no dia 22, também no mesmo horário, o seminário tem como local a sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia; e no dia 23 o evento transcorrerá no Campus A.C. Simões, às 15h, no auditório da ReitoriaA programação do evento conta com a exibição de um vídeo sobre avaliação da expansão e interiorização, seguida da palestra com o tema A expansão do ensino superior no Brasil e a avaliação da universidade e da exposição do processo metodológico de avaliação.

Processo de Avaliação tem a coordenação geral do vice-reitor José Vieira e, além da Comissão Executiva de Avaliação, conta com uma equipe de assessores, constituída por estudiosos da temática, em sua maioria, servidores da Ufal, e também com um Conselho Ampliado, que envolverá as seis pró-reitorias, a Comissão Permanente de avaliação (CPA)os diretores dos campi fora de sede, os diretores de unidade, os coordenadores das Unidades Educacionais, bem como as entidades representativas dos três segmentos universitários (Adufal, Sintufal e DCE).

A professora Mailiz Garibotti adianta que entre os meses de junho e julho será apresentado um relatório parcial, com conclusão definida para outubro e novembro deste ano.