Curso e visitação marcam início de atividades no Caminhão da IBM Brasil

Hack a Truck está estacionado no campus A. C. Simões, ao lado do IC

21/02/2017 15h53 - Atualizado em 02/03/2017 às 08h41
58 alunos da Ufal participam de oficina de programação esta semana (Fotos: Daniel Araújo)

Diana Monteiro -  jornalista

Começou na segunda-feira (20), a modalidade presencial do curso Fundamentos e práticas na linguagem de programação Swift que conta com a participação 58 alunos da Universidade Federal de Alagoas selecionados dentre mais de trezentos inscritos, em sua maioria, estudantes de Ciência de Computação e de Engenharia da Computação. O curso transcorrerá até o dia 10 de março, é voltado ao desenvolvimento de aplicativo para a plataforma Apple, parceira no projeto, tem como empresa executora o Instituto de Pesquisas Eldorado do Projeto Hack a Truck, sediado em São Paulo e financiado pela IBM Brasil.

Para a atividade, a IBM disponibiliza um caminhão estruturado como laboratório móvel nas áreas de informática e inovação tecnológica e oferta para a comunidade em geral, visitas guiadas e palestras em horário programado. Os visitantes poderão conhecer e receber explicações sobre uma grande quantidade de produtos da marca Apple, a exemplo de computadores, impressoras 3D, mini drones e projetores interativos. As visitas guiadas têm o horário de 12h às 13h e das 18h às 19h. Não é necessário fazer o agendamento para as palestras, mas o acesso obedecerá à ordem de chegada.

Ao destacar a importância do curso ministrado na Ufal o representante do Instituto Eldorado André Marangone diz que como fatores positivos para o aprendizado dos futuros profissionais que abraçam às citadas áreas, estão a oportunidade de se conhecer novas tecnologias, assim como acompanhar a evolução trazendo para o meio universitário, novas tendências de Tecnologia da Informação (TI). Os participantes foram divididos em duas turmas (manhã e tarde). Para a turma matutina as aulas transcorrem de 8h às 12h e para a turma vespertina, das 14h às 18h.

“O curso teve a primeira etapa a distância e a parte prática ministrada no laboratório móvel Hack a Truck, tem uma metodologia diferente, que é a metodologia CBL (Challenge Based Learning). O espaço estruturado é dotado de um ambiente circular e colaborativo, onde o professor atua como mais um facilitador”, afirma André Marangone.

O curso vem proporcionando uma programação que contempla experiência do usuário de usar a habilidade; apresentações para o estímulo de se falar em público; e venda ideia. “A tecnologia da informação está presente em todo lugar. O projeto para criar novas soluções que resultarão em aplicativo a ser desenvolvido nos últimos três dias do curso, tem tema livre e visa ajudar a sociedade em negócios”, enfatiza André.

É a primeira vez que o caminhão da IBM Brasil  vem à Alagoas e a Ufal é a 21ª (vigésima primeira) universidade a ser contemplada com o projeto do Instituto Eldorado, que está em desenvolvimento deste 2015. Conforme programação, de Alagoas o  Hack a Truck seguirá para a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde permanecerá por três semanas com a mesma finalidade.