Curso de Dança quer abrir espaço para alunos de outras áreas

Interação será por meio da disciplina Dança, Gênero e Identidade Étnica

17/02/2017 09h14 - Atualizado em 20/02/2017 às 10h25
Alunos do curso de Dança da Ufal

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Buscando a interação com outras áreas do conhecimento, a professora Nadir Nóbrega decidiu lançar o desafio e abrir vagas na disciplina eletiva Dança, Gênero e Identidade Étnica, ofertada, a princípio, para alunos de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas.Com essa proposta, Nadir quer promover a troca de experiência e a vivência com dança enquanto linguagem.

A disciplina é voltada aos alunos do primeiro período do curso de Dança, mas, segundo Nadir, como é optativa, pode ser escolhida por qualquer estudante, independente da área ou do período. “Queremos promover essa troca de experiência, contribuir para que outros olhares possam fazer parte. Nosso intuito é fazer compreender a dança como linguagem. Trabalhamos e contribuímos para afirmação da identidade pelo recorte da dança”, disse.

Para reforçar essa proposta, Nadir Nóbrega encaminhou memorando a coordenadores dos cursos da área de humanas e já pode comprovar o interesse de alguns alunos. “Encontrei duas alunas de Psicologia que ficaram interessadas quando o professor divulgou em sala de aula. Elas dançam e tocam no grupo de Pai Hélio [babalorixá], o Afoxé Ôdo Yá”, ressaltou.

E continuou: “Temos elementos ancestrais aos quais o indivíduo pertence e, por isso, trabalhamos a afirmação da identidade e a construção estética, artística pelo recorte da dança”.

No próximo semestre letivo na Ufal, o 2017.1, que começa em junho desse ano, serão abertas 35 vagas dessa disciplina, que tem carga horária de 40 horas/aula. Quem tiver interesse em se matricular, pode procurar o coordenador do seu curso para incluí-la.