Carnaval seguro: campanha foi realizada no HU

Parceria com o Detran alertou pacientes, acompanhantes e servidores para brincar as festas carnavalescas em segurança

17/02/2017 11h05 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Bloco da Lei Seca passou pelo HUPAA nesta quarta-feira (15)

Bloco da Lei Seca passou pelo HUPAA nesta quarta-feira (15)

Ascom Ufal com informações do Detran-AL

O Hospital Universitário da Ufal (HUPAA) recebeu, na última quarta-feira (15), a visita de educadores de trânsito do Detran de Alagoas. Eles realizaram um dia de ações da campanha Carnaval Seguro, em parceria com o setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost/HU).

“O objetivo foi realizar a conscientização sobre o período carnavalesco, quanto aos cuidados que devem ser tomados com excesso de bebidas alcoólicas, educação no trânsito, o uso do preservativo e as doenças sexualmente transmissíveis, a hidratação do corpo durante as festividades e o uso do protetor solar”, ressaltou Gleyce Kelly Freitas, técnica em segurança do trabalho.

O reforço do Detran foi para alertar que com a chegada das festas carnavalescas, o fluxo de veículos trafegando nas estradas cresce e a probabilidade de acidentes graves por imprudências no trânsito acompanha esse aumento.

A campanha foca em como as grandes tragédias no trânsito podem ser evitadas.  De acordo com o responsável pelo planejamento, o álcool, o sono e a pressa se tornam um perigo para aqueles que decidem dirigir. E, para os que tomam a atitude de arriscar a sua vida e a de terceiros, existe um objeto que serve de partida para os possíveis atos de irresponsabilidades: a chave.

“A chave é o primeiro objeto que amigos costumam pegar e até mesmo esconder para evitar acidentes. Por isso a ignição da nossa campanha tem como os personagens principais as chaves, que irão ganhar vida durante o Carnaval e alertar aos condutores quais são os cuidados que deverão ser tomados durante as festividades”, explicou Yuri Oliveira, da agência Clorus, idealizadora da campanha publicitária.

Arte-educadores fizeram os alertas necessários para que mais vidas sejam preservadas em todo o Estado de Alagoas mostrando atitudes simples que podem salvar vidas, como utilizar o cinto de segurança ou o capacete, não misturar álcool e direção, respeitar os limites de velocidade, entre outras.

Já os servidores do HU distribuíram entre os pacientes panfletos informativos sobre cuidados com o sol, DSTs e uso do preservativo.