Campi do interior recebem 20 novos professores

Servidores empossados atuarão em Arapiraca, Delmiro, UE's de Santana e Penedo

09/02/2017 08h00 - Atualizado em 08/02/2017 às 21h58
Novos servidores e familiares durante a cerimônia de posse

Thâmara Gonzaga - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas recebeu 22 novos professores e uma técnica em assuntos educacionais, na tarde desta quarta-feira (8), empossados em cerimônia realizada na sala de reuniões do Conselho Superior (Consuni) da Ufal. Dois docentes foram lotados no Campus A.C. Simões (Faculdade de Medicina e Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde) e os demais atuarão nos campi do interior.

A solenidade foi presidida pelo vice-reitor, José Vieira, que desejou as boas-vindas aos novos servidores. “Para nós é um momento de muita felicidade tê-los aqui hoje. Para nossa Universidade, é uma conquista muito importante”, afirmou.

Entre os empossados, havia o ex-aluno do Campus Arapiraca, André Almeida Silva, que vai lecionar na Unidade de Ensino (UE) Penedo. “Sou fruto da interiorização da Ufal. Desde o primeiro período, já pensava em voltar, ser professor, contribuir da mesma forma que recebi”, contou.

Já o professor Leandro Wichboldt veio de Pelotas, Rio Grande do Sul, para assumir o cargo de docente na UE de Santana do Ipanema, Campus Sertão. Ele agradeceu a acolhida e falou sobre o período feliz da carreira profissional. “Uso as palavras gratidão e coragem para definir este momento. Gratidão a todos aqueles que me ajudaram; e coragem para fazer diferente, parte da transformação”, disse ao relatar que tinha sido empresário antes de se apaixonar pela docência.

A docente Josicleide Moreira será colega de UE do professor Leandro. Ela lembrou das muitas lutas e desafios para chegar até a conquista. “É um momento de forte emoção, só posso agradecer a todos”, disse.

Aos presentes, o vice-reitor explicou que foi prioridade da atual administração preencher todas as vagas existentes no quadro de servidores da Ufal. “Não sabemos como vai ficar a questão dos concursos para os próximos anos. Por isso, a reitora Valéria Correia assumiu o compromisso de ocupar os cargos o quanto antes”, explicou ao reconhecer o esforço empreendido pela Coordenação de Processos Seletivos da Progep, liderada pelo servidor João Paulo Fonseca, e da equipe do Departamento de Pessoal (DAP), dirigida por Frederich Ebrahim, para realização do concurso ainda no ano de 2016 e nomeação dos aprovados. “Foi uma força-tarefa. Eles atenderam com toda dedicação às demandas solicitadas pela gestão, de modo eficiente e garantindo toda a lisura do processo”, agradeceu.

Natural do estado de Sergipe, o novo professor da Ufal, Lucas Gama Lima, elogiou o perfil da atual administração da Universidade. “É uma felicidade fazer parte de uma instituição que tem à frente uma gestão com características de resistir, de defender a instituição pública, que proporciona um ambiente onde é possível argumentar de forma democrática”, comentou o docente da sede do Campus Sertão, em Delmiro Gouveia.

Suzana Libardi, também empossada para o Campus Sertão, falou, em seu depoimento, da alegria de poder retribuir o investimento que recebeu ao longo de toda sua formação. “Fui bolsista na escola do ensino médio, durante a graduação e pós. É muito gratificante poder retornar todo esse investimento para uma instituição pública”.

José Vieira lembrou aos novos servidores da missão importante que eles assumem ao fazer parte do quadro de pessoal da Universidade. “Alagoas é um estado com muitos desafios e o papel de vocês é fundamental. Que sejam mais uma pedra na construção e defesa da Ufal”, concluiu.