Reitora adere à campanha da UNE em defesa da universidade pública

Na reunião também foi discutida a calourada unificada em 2018

18/12/2017 10h41
Campanha unificada tem apoio da Ufal

Lenilda Luna - jornalista

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, recebeu representantes do Movimento Estudantil para debater a campanha proposta pela União Nacional do Estudantes (UNE) em defesa da universidade pública e gratuita. Em pauta também a realização de uma calourada unificada para receber os estudantes que entram na Ufal no semestre 2017.2, com início das aulas marcado para 22 de janeiro de 2018.

Na reunião com a reitora, realizada na última sexta-feira (15), estavam presentes Lucas Cavalcante, diretor da UNE em Alagoas, Emilly Alcântara, do Centro Acadêmico de Odontologia e Silvana Medeiros, pró-reitora Estudantil. “Foi muito importante garantir a unidade para a campanha que vamos iniciar em 2018, em defesa da universidade pública, com o lema Universidade não se vende, se defende. Pretendemos percorrer os campi da Ufal realizando debates, roda-de-conversa e outras atividades para mobilizar os estudantes”, destacou Lucas.

O diretor da UNE ressaltou que a reitora da Ufal foi a única gestora das universidades federais oficialmente convidada para participar do Congresso da UNE, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em junho deste ano. Valéria Correia compôs a mesa Em defesa do SUS contra o desmonte da saúde pública. “É um reconhecimento do movimento estudantil à militância da reitora em defesa dos serviços públicos de qualidade para o povo brasileiro”, disse Lucas Alcântara.

Representando os centros acadêmicos da Ufal, a estudante Emilly Alcântara enfatizou a importância de garantir a unidade das entidades de base do movimento estudantil. “Por isso, estamos discutindo com a Gestão para realizar uma calourada unificada e bem divulgada, que sirva de integração entre os estudantes veteranos e os novatos dos vários cursos da Universidade. Estamos também trabalhando para reativar o Diretório Central dos Estudantes (DCE) aqui da Ufal e, para isso, teremos um Conselho das Entidades de Base (CEB), no dia 29 de janeiro do próximo ano”, informou a estudante.

Silvana Medeiros, pró-reitora Estudantil, salientou que a Gestão busca sempre garantir o planejamento da calourada com a participação dos representantes dos estudantes. “Essa é uma gestão de diálogo com os segmentos que compõem a comunidade universitária. Assim como foi a calourada do semestre 2017.1, realizada em julho, queremos que as entidades estudantis desenvolvam suas atividades durante a programação para a recepção dos novos estudantes. Em breve, estaremos divulgando a agenda da calourada”, garantiu a pró-reitora.

Sobre a campanha da UNE, a reitora Valéria Correia declarou que é fundamental no atual momento político. “Só nesse semestre, tivemos dois reitores presos em ações policialescas que promoveram um espetáculo midiático e a humilhação pública dos gestores. Um deles, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, acabou suicidando-se diante da exposição a que foi submetido. Já foi comprovada a inocência dele de todas as acusações que foram feitas, mas o dano é irreparável”, Lamentou a reitora

Valéria Correia também comentou a operação mais recente, que culminou com a prisão do reitor Jaime Arturo, da UFMG, e parte da equipe da gestão. “A operação foi ironicamente batizada de Esperança Equilibrista, numa alusão à música de João Bosco e Aldir Blanc, que se tornou um hino da Anistia, no final da Ditadura Militar. O reitor narrou na reunião da Andifes que foi submetido à violência psicológica e física nessa condução coercitiva desnecessária, já que ele nunca foi convocado a depor e não se negaria a prestar depoimentos”, protestou a reitora.