Ufal recebe pesquisadores estrangeiros para monitoramento do Aedes Aegypti através de dados de satélite

Professores visitantes passaram cerca de um mês cumprindo etapas de suas pesquisas no Campus A.C. Simões

11/12/2017 11h03 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
No LaCCAN, prof. Paolo (camisa social) e profa Michal (de preto) acompanhados de alunos e professor do Instituto de Computação. Foto: cortesia

Danielly Bezerra - estudante de Relações Públicas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu dois pesquisadores estrangeiros para desenvolvimento de pesquisas utilizando dados de satélite e sensoriamento remoto, no mês de outubro. Michal Shimoni, pertencente à Academia Militar Real, em Bruxelas, na Bélgica, trabalhou na identificação de dados de satélites para o monitoramento do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zyka Vírus. Já o professor Paolo Gamba, da Università di Pavia, na Itália, se concentrou no estudo da Teoria da Informação em processamento, análise e fusão de dados de sensoriamento remoto.

Os pesquisadores visitantes foram recebidos pelos professores do Instituto de Computação (IC) e por membros do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN) da Ufal. Envolvidos diretamente na vinda desse professores, estão o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Alejandro Frery, e o coordenador de pesquisa da Ufal, André Lage.

A pesquisa

Com realização entre 2017 e 2021, o projeto da pesquisadora israelense Michal Shimoni compreende o uso de dados de satélite de última geração, com alto grau de resolução, para projetar e desenvolver aplicação de monitoramento de infestação do Aedes Aegypti. Após sua conclusão, o programa será disponibilizado gratuitamente, por meio de software livre, possibilitando o acesso de demais pesquisadores ou a aplicação dos seus resultados pelos órgãos públicos brasileiros, tanto municipais, quanto estaduais.

Além de se dedicar à pesquisa, Paolo Gamba pode, nesta visita à Ufal, se reunir para discutir o planejamento estratégico do próximo ano do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e da Sociedade de Geociências e Sensoriamento Remoto (GRSS), dos quais é o atual vice-presidente. Foi possível também estabelecer interlocução para outros momentos de cooperação institucional entre a IEEE GRSS, a Università di Pavia e a Ufal.

Durante a permanência em Maceió, os pesquisadores ministraram palestras na 4ª Jornada Interdisciplinar de Análise Avançada de Imagens e Sinais (JIAAIS), evento realizado na Ufal e coordenado pelo professor Alejandro Frery com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). A pesquisadora israelense encabeçou o seminário Sensitivity Analysis of Feature Selection for Object Based Urban Classification, e o professor Paolo Gamba falou sobre Information Fusion for Remote Sensing.

Sobre essa participação, o professor André Lage comenta que a atuação da Ufal em projetos dessa natureza representa um importante passo na direção da internacionalização da Universidade e do fortalecimento das pesquisas que são desenvolvidas no LaCCAN. “A Michal está co-orientando minha aluna do curso de Engenharia de Computação no nosso projeto de iniciação científica, onde a graduanda vai implementar algoritmos de monitoramento do Aedes Aegypti utilizando dados de satélites. Inserções de alunos em projetos de pesquisa internacionais, como este, os prepara para uma carreira internacional,  ao poderem realizar, por exemplo, mestrado em outros países", disse André Lage.

Horizonte 2020

Ambas as visitas se devem ao projeto financiado pela União Européia e que que tem por objetivo construir ferramentas para entender a exposição da população à ameaças ou riscos físicos utilizando recursos como dados obtidos em missões como a Observação da Terra. Assim como a Università di Pavia e a Royal Military Academy, a Ufal integra o grupo de instituições de pesquisa atuantes no projeto, denominado EOxposure. Para saber mais, acesse o site do EOxposure ou acompanhe a página do programa no Facebook