Nota da Ufal em memória de Walfredo Pedrosa de Amorim

27/12/2017 20h19 - Atualizado em 29/12/2017 às 16h10
Uma homenagem a Nô Pedrosa

A Reitora Maria Valéria Costa Correia, o Vice-Reitor José Vieira da Cruz, e o conjunto da gestão superior da Ufal, lastimam a trágica e violenta morte da qual foi vítima um de seus mais ilustres ex-alunos, o professor Walfredo Pedrosa de Amorim, ao tempo em que se solidarizam com sua família, amigos e companheiros.

Nascido, oficialmente, em 07 de setembro de 1939, dia de comemoração da Independência do Brasil, Walfredo Pedrosa, ingressou na Ufal em 1975, tendo concluído o antigo Colegial em 1965, proveniente do Colégio Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Quando de seu ingresso na Ufal, no Curso de Licenciatura em Letras, Português-Literatura (concluído em 1983),
Walfredo Pedrosa era já professor de Nível Médio no Ginásio João Nogueira, mas para muito além da “docência” formal, Nô Pedrosa foi um libertário que será lembrado, sempre, como mestre de inúmeras gerações de pensadores, intelectuais e lutadores, que como ele defenderam, a democracia, a justiça, a liberdade, a igualdade, a vida plena, muitas vezes sob risco da própria existência.

Foi em defesa desses valores e princípios que Nô Pedrosa, participou de alguns dos mais importantes movimentos políticos no Brasil desde, pelo menos, os anos 1961, atuando ativamente no Movimento de Resistência Democrática, após a crise política aberta com a renúncia do presidente Jânio Quadros, iniciada com a recusa em permitir a posse do Vice-Presidente João Goulart, processo esse que culminou com o golpe de Estado de 1964. Após essa nova conjuntura, continuou atuando na resistência ao Golpe, na luta pela anistia, nas ações que vieram a garantir o processo de redemocratização do país.

É em honra dessa história e de sua memória que a Reitora da UFAL, decreta luto oficial de três dias, a partir do dia de seu sepultamento, ocorrido neste último dia 26 de dezembro de 2017.

Maceió, 27 de dezembro de 2017.