Instituto seleciona voluntários para pesquisa sobre degradação ambiental

Cientistas precisam comprovar disponibilidade de 30% de tempo para pesquisas; Professor do Icat é o coordenador do relatório especial

21/12/2017 10h49 - Atualizado em 22/12/2017 às 16h48
Órgão vai selecionar voluntários para colaborar com pesquisa

Órgão vai selecionar voluntários para colaborar com pesquisa

Cairo Martins - estagiário de Jornalismo

O Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (da sigla em inglês IPCC) está com chamada aberta para cientistas voluntários na construção do Relatório Especial sobre Mudanças Climáticas e Superfície Terrestre (SRCCL). O professor Humberto Alves Barbosa, do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Ufal, é o coordenador do capítulo sobre degradação ambiental que abordará o assunto, além da desertificação e outros temas científicos. Os voluntários atuarão como cientistas de capítulo. 

Com conclusão prevista para agosto de 2019, o relatório reunirá informações relevantes aos agentes políticos, setores privados e da sociedade civil de todo o mundo no combate ao aquecimento global. Os interessados precisam demonstrar que podem comprometer, pelo menos, 30% do seu tempo por um período mínimo de um ano - entre março de 2018 e final da primavera de 2019. 

Candidatos devem ter um mestrado ou doutorado, ou estar matriculado em pós-graduação stricto sensu em assunto relacionado à interface entre mudanças climáticas e da terra. Os selecionados também podem ajudar coordenando os autores principais para assegurar consistência e coerência em um grupo de capítulos. 

Os cientistas terão participação voluntária, não serão funcionários do IPCC e deverão trabalhar a partir de suas instituições de origem. No entanto, as viagens serão custeadas e oferecido apoio de subsistência para permitir a participação nas Reuniões de Autores Principais. 

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para  j.scull@ipcc-wg3.ac.uk explicando seu interesse para o cargo, currículo e evidência de que tem o tempo necessário disponível, além de uma carta de apoio da instituição em que está vinculado. 

Mais informações sobre o relatório podem ser encontradas em http://ipcc.ch/report/sr2/ ou pela página no Facebook.

IPCC

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é um órgão composto por delegações de 130 governos para prover avaliações regulares sobre a mudança climática. Nasceu em 1988, da percepção de que a ação humana poderia estar exercendo uma forte influência sobre o clima do planeta e que é necessário acompanhar esse processo.