Coordenadora nacional do Profiap faz visita e oferece apoio a mestrado da Ufal

Reitora destacou interesse da Universidade em manter e fortalecer o curso em Alagoas

01/12/2017 12h53 - Atualizado em 01/12/2017 às 13h00
Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º)

Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º)

Carlos Madeiro - jornalista 

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, recebeu nesta sexta-feira (1º) a visita da coordenadora de avaliação nacional do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap), Eliane Moreira Sá de Souza. No encontro, a reitora demonstrou o total interesse na Ufal em manter-se na rede de universidades.  

"A Ufal tem todo interesse e dá todo apoio para continuidade do curso. Só temos a agradecer a visita e dizer que vamos trabalhar para fortalecer o curso e abrir novas turmas", disse. 

Hoje existem 40 alunos no Profiap em Alagoas, com duas turmas em andamento. O curso chegou a ter uma paralisação, em abril, após uma denúncia de suposto favorecimento e ilegalidade no ingresso de alunos ao curso. A Universidade determinou investigação interna sobre a denúncia. Também há uma apuração na Polícia Federal. Ambas ainda estão em curso. A denúncia resultou em um pedido de afastamento da coordenação do curso no Estado. 

A professora Eliane Souza explicou que as visitas de supervisão técnica e acompanhamento ocorrem com frequência em todas associadas. "Viemos hoje conversar sobre o mestrado. Tivemos alguns incidentes bem pontuais, mas vim trazendo uma posição de que a rede espera os resultados dessa apuração, mas que queremos a contribuição da Ufal. Essa universidade é uma parceira antiga, iniciou ainda no projeto-piloto, em 2005", explica. Ao todo, 21 universidades federais integram a rede nacional do Profiap, com 750 alunos.  

Após a conversa com a reitora, Eliane afirmou que a rede pretende cooperar com a Universidade no que for necessário. "Queremos contribuir no que for necessário para fortalecer o programa para que a Ufal continue fazendo parte das associadas", diz. 

 

Esforço para melhorar

Segundo o coordenador temporário do Profiap em Alagoas, Gustavo Madeiro, afirma que o primeiro esforço ao assumir foi regularizar as aulas. "Fizemos garantir a todos que os direitos estavam postos. Fizemos uma distribuição das orientações e dos prazos para defesas. O curso está transcorrendo normalmente", afirma. 

Madeiro diz que, num segundo momento, foi enviado um edital para contratação de professores. Com a entrada de novos professores poderemos fazer a eleição do colegiado do curso", explica. 

O coordenador também informou que aguarda uma reclassificação do curso para que possam ser abertas novas turmas. "A Capes de forma irregular fez uma revisão da nota de três para dois. E temos a expectativa de que teremos uma reavaliação para 3 ou 4 e assim dar continuidade com novas turmas", conclui.