Projeto da Ufal que apoia a agroecologia em assentamentos apresenta resultados

Evento em Maceió nos dias 5 e 6 inclui visita a locais que foram alvo das ações

28/11/2017 15h42 - Atualizado em 29/11/2017 às 12h37

Calos Madeiro - jornalista

Nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, Maceió vai sediar o  encontro final dos projetos contemplados com o prêmio Santander Universidade Solidária/2015. Dois projetos alagoanos estão finalizando as atividades, e um deles é da Universidade Federal de Alagoas (Ufa)l, o projeto Colhendo bons frutos: nutrição e agroecologia, da Faculdade de Nutrição.

"Trata-se de um projeto de extensão que tem como objetivo  promover a segurança alimentar e nutricional da comunidade universitária, aumentando o acesso a alimentos saudáveis e contribuir para melhoria da qualidade de vida de agricultores familiares da feira de orgânicos, que ocorre às quartas na Ufal e aos domingos na Praça do Centenário", explica a professora Maria Alice Araújo Oliveira, coordenadora do projeto.

O público-alvo do projeto é constituído por agricultores de três assentamentos da reforma agrária, localizados na Zona da Mata: o Zumbi dos Palmares, em Branquinha; o Dom Hélder Câmara, em Murici; e o Flor do Bosque, em Messias.

Ao todo, o Prêmio Santander contemplou oito ideias. Uma equipe de consultores do Banco Santander e da ONG Unisol reunirá representantes dos sete projetos de diversos estados brasileiros. Ao todo, participarão do evento cerca de 30 integrantes desses projetos (coordenadores, estudantes e representantes das comunidades) que durante dois dias mostrarão seus resultados e trocarão experiências vivenciadas.

No dia 5, no prédio Arquitetura do Cesmac, haverá a apresentação dos projetos e no dia seguinte haverá visita técnica a áreas onde os projetos foram desenvolvidos no Estado.

Seleção
A seleção dos projetos ocorreu no final de 2015. Os oito selecionados começaram a desenvolver as atividades em março 2016 e têm final previsto para março de 2018.

Cada projeto recebeu um financiamento de R$ 100 mil para investir no desenvolvimento das comunidades envolvidas. Em contrapartida a universidade desenvolveu ações de ensino, pesquisa e extensão envolvendo docentes, estudantes dos cursos de Nutrição, Serviço Social, Agroecologia, dentre outros. "No nosso caso tivemos ações desenvolvidas em Maceió e nos assentamentos. Também foram comprados equipamentos de apicultura, irrigação para melhorar a produção e aumentar a renda dos agricultores", conta Alice.

O outro projeto alagoano que terá resultado apresentado atuou com mulheres rendeiras de Paripueira, com foco na renda “singeleza” e coordenado pela professora Adriana Guimarães Duarte, do Cesmac.