Exposição promove experiência sobre o mundo da pessoa cega

‘O mundo em nossas mãos’ busca sensibilizar os visitantes para o respeito às diferenças

07/11/2017 09h42 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Comunidade universitária de Arapiraca poderá visitar exposição em breve

Ascom Ufal

Uma experiência tátil, organizada e promovida pelo Núcleo de Acessibilidade (NAC), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem provocado reações surpreendentes naqueles que se propõe a vivenciá-la.

Denominada O mundo em nossas mãos, a coordenadora do NAC, Neiza Fumes, explica que a “exposição tem o objetivo de possibilitar vivências sensoriais inusitadas aos visitantes, ao mesmo tempo aproximá-los do universo da pessoa cega e assim sensibilizá-los para o respeito às diferenças”.

A intérprete de surdos, Rosilda da Silva Santos, participou dessa experiência e aprovou. “É preciso sentir. Estou admirada. É emocionante”, resumiu. Ela visitou a exposição na Biblioteca Central, no mês de outubro, durante o 4º Encontro Alagoano de Educação Inclusiva. Essa foi a primeira vez que a exposição foi aberta ao público.

Os participantes do 8º Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down, realizado no final de outubro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, também puderam conferir a exposição. “Pela participação no congresso, o NAC agradece à professora Patrícia Batista, do curso de Odontologia, pelo convite. Proximamente, a exposição estará no Campus Arapiraca”, informa Neiza Fumes.