Exposição na Pinacoteca aborda situação político-social brasileira

O museu da Ufal recebe mostra de artistas alagoanos, com curadoria de artista mineiro

29/11/2017 13h12 - Atualizado em 23/03/2018 às 10h07
Arte de divulgação

Ascom Ufal

A Pinacoteca Universitária, em parceria com a Galeria Gamma, apresenta, entre os dias 5 e 19 de dezembro, a exposição coletiva Amor, Ordem e Progresso, com curadoria do artista mineiro Francisco Rosa. A mostra conta com 14 artistas alagoanos que narram, por meio de suas obras, a realidade social e política brasileira.

O curador Francisco Rosa é artista da Luis Maluf Art Gallery, em São Paulo, e já participou de exposições individuais e coletivas por diversas regiões do país, inclusive em Alagoas. O conceito de Amor, Ordem e Progresso terá como pano de fundo a situação política, ideológica e social pela qual o Brasil passa, que gradativamente repercute na arte, na liberdade de expressão e nas mais diversas esferas culturais.

As obras reunidas, em diversos suportes, como pintura, fotografia, escultura e instalação, abordam no conceito e na poética, temáticas que questionam este momento de crise que a manifestação artística tem enfrentado. “Faço uma ‘paródia’ do hino nacional, no texto de curadoria, às situações dramáticas que os brasileiros enfrentam. São situações que percorrem a história e continuam nos tempos atuais” explica o curador.

Camila Cavalcante, Eva Cavalcante, Francisco Oiticica, Hilda Moura, Lucas Lamenha, Martha Araújo, Patrícia Melro, Rafael Almeida, Reynaldo Gama Jr., Roberto Fernandes, Rogério Gomes, Rosivaldo Reis, Vera Gamma e Viviani Duarte, são os artistas visuais, todos componentes do elenco da Galeria Gamma, autores das obras da mostra Amor, Ordem e Progresso.

A abertura da exposição será no dia 5 de dezembro, às 20h, na Pinacoteca Universitária, localizada no 1º andar do Espaço Cultural em frente à Praça Visconde de Sinimbu, no Centro de Maceió.

SERVIÇO:

Abertura: 5 de dezembro às 20h

Visitação: 5 de dezembro a 19 de fevereiro

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h

Contato:  pinaufal@gmail.com | (82) 3214-1545

Redes sociais: facebook.com/pinacotecaufal | instagram.com/pinacotecaufal/ | twitter.com/pinacotecaufal