Evento traz a Maceió grandes nomes da percussão

Encontro promovido pela Escola Técnica de Artes da Ufal terá artistas locais, nacionais e uma atração internacional

09/11/2017 10h50 - Atualizado em 13/11/2017 às 15h34
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Grandes nomes da percussão vão movimentar a capital alagoana, no próximo dia 18 de novembro, com a realização do 1º Percufal – Encontro Internacional de Percussão da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas. Entre as atrações confirmadas estão Ronni Kot Wenzellda Dinamarca; Desvio Duo, com Rafael Alberto,de Minas, e Leonardo Gorositodo Paraná; e Duo Repercuti, de Pernambuco.

O 1º Percufal é coordenado pelo professor e percussionista Augusto Moralez e vai acontecer no Espaço Cultural da Ufal, com aulas, palestras, shows, concertos e presença confirmada de renomados artistas, professores de diversas regiões do Brasil e, claro, muita percussão alagoana. Para Moralez, esse encontro internacional é a realização de um sonho.

Outros nomes importantes da percussão nacional e local também vão dar o tom do festival. São eles: Leandro Luide São Paulo; Joao Carlos, de Pernambuco; e os alagoanos Paulo KeitaMaglione Santos, Jarlandson AraújoAfoxé Obá Agodô e o grupo Percufal – apresentando Atarcizio AlexandreElisson da Silva AraújoMylãnne Santana,Rodrigo Melo e Alysson Pimentel.

O Duo Repercuti é formado por dois bacharéis do curso de Percussão Erudita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob a orientação do professor Antônio Barreto. A dupla vem se debruçando sobre o estudo de obras para dois percussionistas, experimentando sonoridades que proponham diálogo entre a percussão erudita e a popular, interpretando e difundindo repertórios para duo de percussão, proporcionando a prática da música de câmara e estimulando compositores a compor para esse formato.

Sua estreia foi em 2016, na Capela do Convento de Santo Antônio, em Igarassu-PE, no evento Semana da Música da UFPE. De lá para cá já são várias apresentações e experiências, entre elas, o 7º Festival de Percussão 2 de Julho, em Salvador-BA, realizado este ano.

O Percufal, que dá nome ao evento, é o grupo de percussão da ETA e um dos projetos do Núcleo de Percussão (NUP) da Ufal, um programa de extensão coordenado por Moralez. O NUP tem mais dois projetos em andamento: Repertório Brasileiro para Vibrafones e Duo Massayó, aprovado em edital do Programa de Iniciação Artística (Proinart) da Universidade.

SERVIÇO

O quê: 1º Percufal – Encontro Internacional de Percussão
Quando: 
18 de novembro
Onde: Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbu, Centro de Maceió
Entrada franca