Divulgada programação da Jornada Pedagógica para Músicos de Bandas

Marechal Deodoro será a sede do evento que acontece de 16 a 19 deste mês

10/11/2017 08h00 - Atualizado em 09/11/2017 às 14h44

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Durante quatro dias, a cidade de Marechal Deodoro será palco de dois grandes eventos culturais e científicos. De 16 a 19 de novembro acontecem a 8ª edição da Jornada Pedagógica para Músicos de Bandas (JPMB) e o 2º Congresso da Abmus - Associação Brasileira de Musicologia. A programação oficial foi divulgada e faz parte das comemorações 200 anos de emancipação política de Alagoas com palestras, conferências, mesas-redondas, concertos, recitais, retretas de bandas e oficinas, com a participação de músicos, professores, artistas e comunidade em geral.

A JPMB 2017 é um projeto de extensão, coordenado pelo professor Marcos Moreira, do curso de licenciatura em Música. O evento é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, junto com o Sesc e o Espaço de Compreensão e Invenção Musical (Ecim). Nessa próxima edição, estão inscritos 21 trabalhos científicos e a expectativa é ter uma média de 250 a 300 participantes.

Além das oficinas, os inscritos podem assistir gratuitamente a todas as atividades que vão acontecer durante a Jornada. “Nosso evento também proporciona um momento de integração, no qual dá oportunidade à população local e visitantes assistirem aos concertos na Igreja Santa Madalena e às apresentações na Praça do Convento”, confirmou o coordenador.

Segundo Moreira, as bandas de música são fontes seculares musicológicas e, por isso, este ano, serão incorporadas ações como publicações, cursos e concertos de música antiga e barroca, temáticas de musicologia histórica vinculadas à Abmus. Ele afirma que a JPMB busca fazer essas parcerias entre academia e práticas musicais de modo a estreitar a interação com as instituições filarmônicas e a educação.

Parceria

Nessa oitava edição, a JPMB conta com a parceria institucional da Prefeitura de Marechal Deodoro, do Governo de Alagoas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), e do Consulado Honorário de Portugal em Maceió. Também são parceiras instituições brasileiras e portuguesas como a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; o Conservatório de Tatuí-São Paulo; a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia; as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), da Paraíba (UFPB) e de Pernambuco (UFPE); o Instituto Piaget; a Universidade Nova Lisboa e o Conservatório de Música da Jobra.

O evento conta ainda com a parceria das empresas Hotel Ponta Verde, Weril, Grilo Musical, Barkley Brazil e JP Serviços Musicais. “A JP Serviços Musicais está responsável por toda logística para realização dos concertos solenes. A Barkley e a Grilo estarão com estandes montados durante o evento com equipamentos profissionais para músicos”, completou Moreira.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

16 de novembro, quinta-feira

9h às 17h - Credenciamento da 8ª JPMB e do 2º Congresso da Abmus no hall do Conservatório de Música Maestro José Ramos (CMMJR)
9h às 9h30 - Sessão de abertura e apresentação do Quarteto de Clarinetes da Manguaba - no auditório do CMMJR
10h30 às 12h – Conferência: Bandas e Musicologia, com o professor David Cranmer, da Universidade Nova de Lisboa – no auditório do CMMJR
14 às 15h30 - Mesa-redonda: O Dobrado: uma forma ainda pouco estudada - auditório do CMMJR
15h30h às 17h - Mesa-redonda: Educação e música em Alagoas - auditório do CMMJR
17h às 18h30 - Série Banda na Praça: Filarmônicas de Marechal Deodoro-AL, na praça do Convento Santa Madalena
20h - Série Concertos Solenes, na Igreja do Convento Santa Madalena

17 de novembro, sexta-feira

8h30 às 11h30 - Oficinas de Instrumentos (locais diversos)
14h às 17h - Ensaio de Grupos e Cursos Especiais
8h30h - 10h - Mesa-redonda: Artes cênicas, dança e música – no auditório do CMMJR
10h às 11h30 – Conferência: O discurso das civilizações: as bandas como espaços discretos de transformações, com o professor Diósnio Neto, da USP – no auditório do CMMJR
11h30 às 12h30 - Orquestra de Clarinetes de Pernambuco – Instituto Federal de Pernambuco
14h às 15h30 - Mesa-redonda: Arquivos de filarmônicas e outras entidades musicais: tratamento e descrição – no auditório do CMMJR
15h30 às 17h30 - Assembléia da Abmus - auditório do CMMJR
17h30 às18h30 - Série Banda na Praça com filarmônicas de Marechal Deodoro-AL – na praça do Convento Santa Madalena
20h - Série Concertos Solenes na Igreja do Convento Santa Madalena

18 de novembro, sábado

8h30 às 11h30 – Oficinas de Instrumentos (Locais diversos)
10h às 10h30 - Recital de Violão com Wilbert Fialho (Solista) – no auditório do CMMJR
10h30 às 12h - Sessão de Comunicações 2 – no auditório do CMMJR
12h às 12h30 - Lançamento de livros e da Revista Musifal nº3 
14h às 16h - Ensaio de grupos, cursos especiais e Fórum de Maestros Ufal/Febanfal
14h às 16h - Sessão de Comunicações 3 no auditório do CMMJR
16h – Sessão de encerramento no auditório do CMMJR
16h30h às 21h - Série Banda na praça do Convento Santa Madalena

19 de novembro, domingo

11h - Congraçamento