Workshop comemora 25 anos da pós-graduação do Instituto de Física

Atividade, em sua décima edição, homenageia mestrado e doutorado do Programa

19/10/2017 09h55 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Instituto de Física, no Campus A.C. Simões, em Maceió

Diana Monteiro  - jornalista

Palestras, minicursos e apresentação de trabalhos integram a programação do 10º Workshop da Pós-graduação no Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas, que celebra 25 anos de funcionamento do programa na área, com mestrado e doutorado em Física.

O evento será de 23 a 27 deste mês, na unidade acadêmica instalada no Campus A.C. Simões, e oportunizará a troca de experiências entre alunos do citado programa e estudantes de outras instituições, além do acompanhamento da execução dos projetos de tese e dissertação. Promove também uma maior visibilidade às atividades acadêmicas e científicas desenvolvidas na pós, e potencializa novas colaborações com pesquisadores convidados.

O coordenador do workshop, Eduardo Fonseca, destaca que as inscrições estão abertas, mas podem ser feitas também nos dias do evento. Sobre as principais contribuições científicas, tecnológicas ou inovação, ele acrescenta: “É também um evento oportuno aos alunos do programa, que terão uma visão mais integrada de todos os projetos em desenvolvimento, permitindo assim, que eles possam começar a traçar interações científicas, que é de fato o que deve existir entre alunos de doutorado”, diz.

Eduardo complementa que o worshop possibilitará que as principais linhas de pesquisas do Programa de Pós-graduação sejam apresentadas de forma integrada aos alunos e pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas e de outras instituições de ensino superior. “O espaço reservado para alunos que integram a iniciação científica certamente será um estímulo para eles ingressarem num programa de pós-graduação”, frisou.

Histórico

O PPG em Física da Ufal  foi implantado em 1992, a partir da criação do mestrado em Física da Matéria Condensada, Teórica e Experimental. A consolidação das pesquisas nas respectivas áreas foi confirmada com a criação do doutorado, em 1991, também na mesma área.

Segundo o professor Eduardo Fonseca, na última década houve na unidade acadêmica uma excelente expansão do quadro docente e atualmente as linhas de pesquisas extrapolam a Física da Matéria

Condensada, o que culminou na retirada do nome da área específica, para assim abranger todas as atividades de pesquisa desenvolvida na pós-graduação. “Desde então a pós-graduação tem se expandido com a incorporação de novas áreas de pesquisa, aumento do número de alunos, professores permanentes, além de contar com um número crescente de professores visitantes e pós-doutores”, diz.

Eduardo informa que durante o estágio de consolidação do Programa de Pós-graduação em Física da Matéria Condensada, foi instituída a realização anual do Workshop do Programa de Pós-graduação que está na décima edição. A primeira, realizada em janeiro de 2008, foi restrita apenas aos estudantes: “O objetivo inicial do evento era promover o acompanhamento da execução dos planos de pesquisa dos estudantes, com a programação do evento consistindo em comunicações orais dos participantes do programa, onde foram apresentados os principais resultados de suas pesquisas, além de sessões de defesa de dissertação de mestrado e tese de doutoramento”, diz.

A partir da segunda edição, o Workshop teve seu formato ampliado, permitindo a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de outras instituições. A ampliação no formato teve como objetivo dar maior visibilidade ao programa, bem como aos projetos desenvolvidos no Instituto de Física da Ufal. Houve então, a alteração da programação para incluir palestras, convidados e minicursos ministrados por pesquisadores de reconhecida contribuição científica pela comunidade acadêmica.

“Os dois principais frutos de todas as edições do workshop realizado anualmente são o aumento do número de discentes no Programa de Pós-graduação de Física, hoje sendo em torno de 80 alunos com sua maioria no programa de doutorado e, a criação de vários novos laboratórios de pesquisa, principalmente experimentais”, destacou Eduardo Fonseca.

Ele citou como exemplos de equipamentos de grande porte para os estudos científicos: Microscópio MultiView 4000 com AFM, SNON, Multiprobe, da Nanocs; Microscópio confocal LabRAM; 2 fluorímetros  - Fluorolog 3 e NanoLog; Difratômetro de Raio-X; FTIR; 2 MEV/EDX, 2 Espectrofotômetros; e Lasers diversos.

Instituto de Física

A graduação foi iniciada em 1974 como a implantação do curso de licenciatura em Ciências, que ofertava a opção Física. Só a partir de 1987, dentro de um programa de avaliação curricular foram criados os cursos de Licenciatura Plena em Física e Bacharelado em Física.

Em 1992 foi implantado o mestrado em Física da Matéria Condensada, desenvolvendo pesquisas nas áreas de óptica e mecânica estatística e em 1999 o doutorado na mesma área expandindo suas linhas de pesquisa. Dentre elas: óptica não linear, óptica quântica, sistemas complexos, física computacional, fotônica e biofotônica, sistemas biológicos e fluidos complexos.

Com base no Estatuto da Ufal, em 2006 o Departamento de Física tornou-se unidade acadêmica sem perder o empenho para a busca da excelência acadêmica e da produção de novos conhecimentos científicos. Além da licenciatura, que funciona no horário noturno e do bacharelado, no horário diurno, o IF oferece a licenciatura na modalidade de Educação a Distância (EaD).

A meta do IF é formar licenciados para atuar na área de ensino de Física e bacharéis que, normalmente, alimentam o Programa de Pós-graduação em desenvolvimento e outras PGs, que os habilitarão para o exercício do Magistério Superior ou à pesquisa em diversas áreas.

A unidade acadêmica também possui programas de iniciação cientifica, monitoria e extensão, com bolsistas desenvolvendo trabalhos científicos nas diversas áreas de pesquisa.