Ufal é representada em Congresso Internacional de Ensino da Matemática

Professor do Cedu e aluna de Pedagogia apresentaram trabalhos

18/10/2017 11h01 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Professor e aluna participaram de evento em Canoas

Ascom Ufal

O professor Carloney Alves de Oliveira, do Centro de Educação e a aluna do curso de Pedagogia, Mércia Cristina dos Santos Farias, participaram, no início de outubro, do 7ºI Congresso Internacional de Ensino de Matemática, promovido pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), ocorrido na cidade de Canoas-RS.

O tema central do evento foi A educação matemática na América Latina, com a proposta de colocar em discussão as novas temáticas e tendências da área, seja como campo profissional ou de pesquisa. O objetivo era divulgar a investigação acerca da Educação Matemática na América Latina, proporcionando trocas de experiências e informações entre os docentes e pesquisadores da área.

Carloney e Mércia apresentaram o trabalho intitulado Ações matemáticas no contexto da formação do pedagogo: aprender fazendo na oficina de Geometria. O artigo tem como objetivo refletir sobre a prática educativa na formação do pedagogo, a partir da elaboração e execução de atividades propostas numa oficina temática sobre Geometria, realizada na disciplina Saberes e Metodologia do Ensino de Matemática 1, ministrada no curso de Pedagogia da Ufal no semestre de 2016.1.

“Entendemos que a formação do pedagogo no contexto da ludicidade como apoio ao processo de ensino e aprendizagem representa um avanço nas formas de interação entre professor e aluno, bem como na variedade de jogos que podem ser utilizados no processo de educação. Evidentemente, a presença dos recursos lúdicos é indispensável, mas desde que os mesmos possam ser entendidos e explorados com ênfase na criatividade e na metamorfose  [mudança, transformação de si e do contexto local]”, ressaltou o professor Carloney.

De acordo com o docente, este evento congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, professores e estudantes das licenciaturas em Matemática e Pedagogia, estudantes da pós-graduação e pesquisadores. “A cada encontro constatamos o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo”, destacou.