Ufal e ALE promovem audiência sobre transporte estudantil em Arapiraca

O assunto moradia também fará parte do debate que busca melhorias para os estudantes do interior

20/10/2017 14h06 - Atualizado em 23/10/2017 às 11h42
Arte de divulgação

Ascom Ufal

Nesta segunda-feira, 23 de outubro, às 9h, no auditório do Sesi/Senai, em Arapiraca, será realizada a audiência pública Transporte e moradia estudantil: permanência e êxito acadêmico.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Assembleia Legislativa Estadual e demais instituições de ensino superior convidam a comunidade universitária para participar desse debate sobre a problemática do transporte e moradia estudantil, na busca coletiva de soluções para atender a demanda dos estudantes, usuários dos transportes intermunicipais.

Com expansão das Instituições Federais de Ensino Superior, a Ufal mais que duplicou o número de vagas com o processo de interiorização. Por isso, a importância da audiência e o engajamento das universidades públicas, entes estaduais e municipais na concretização de ações que possibilitem as condições de permanência do estudante no ambiente acadêmico.

Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras, realizada pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), publicada em 2016, revelou a existência de uma parcela significativa de estudantes em situação de vulnerabilidade social que precisa de algum tipo de apoio do Estado para permanecer na universidade e concluir seus cursos. Tal apoio se daria através de projetos ou programas na área de transporte, moradia, creches, bolsas acadêmicas, entre outras.