Seminário sobre Enade 2017 acontece nos três campi da Ufal

11/10/2017 10h54 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Seminário realizado no Campus A.C. Simões

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

A Procuradoria Educacional Institucional da Ufal (PEI) iniciou nesta terça-feira (9) a programação de seminários sobre o Exame Nacional de Desempenho os Estudantes (Enade).O objetivo é esclarecer os pontos essenciais e as dúvidas que os alunos concluintes possuem em relação ao referido exame, que acontecerá em 26 de novembro.

Os seminários serão realizados nos três campi da Universidade, nos turnos matutino, vespertino e noturno. “Esse seminário tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o processo do exame e também chamar a atenção de alguns aspectos que são relevantes, para que os estudantes tenham condições de comparecerem no dia da prova sabendo que tipo de avaliação é essa”, declarou uma das palestrantes, professora Jusciney Carvalho.

De acordo com Jusciney, o Exame é responsável por 70% da nota do Conceito Preliminar dos Cursos (CPC), e os outros 30% possuem ligação direta com a formação dos docentes. “O curso tem uma avaliação positiva quando os estudantes concluintes fazem boa prova e atestam os conhecimentos que foram construídos de forma positiva”, afirmou.

Durante o seminário, a professora Luciana Santa Rita explicou o que é e quais são os objetivos do Enade, além de apresentar sua importância, seus instrumentos, formato e etapas. Esclareceu também as dúvidas dos estudantes que estavam presentes, principalmente daqueles matriculados em cursos que ainda não foram avaliados.

O Enade é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de desempenho dos estudantes concluintes dos cursos participantes. Para além disso, Santa Rita alegou que o exame também “ajudará os alunos a terem um olhar mais amplo sobre o curso escolhido”.

O último seminário voltado para os alunos do Campus A.C. Simões acontece nesta quarta-feira (11), às 19h no Auditório da Reitoria. Já no Campus Arapiraca, a programação acontece no dia 18 de outubro às 10h, 14h e 19h, com a professora Elza Maria Silva. E no dia 8 de novembro às 10h30, 14h e 19h, ocorrerão as palestras no Campus do Sertão com a docente Jusciney Carvalho Santana.

Para saber se seu curso será avaliado acesse a página do PEI (http://www.ufal.edu.br/pei).

Confira abaixo a programação completa dos seminários.