Seminário de educação discute autonomia universitária e democracia brasileira

Mesa foi composta por José Vieira da Cruz, vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professor Muniz Gonçalves (UFRRJ) e professora Josefa Eliana Souza (UFS).

03/10/2017 21h13 - Atualizado em 04/10/2017 às 14h22
Histórico de lutas e movimentos estudantis e a situação atual das universidades foi tema de debate (Foto: Manuel Henrique)

Histórico de lutas e movimentos estudantis e a situação atual das universidades foi tema de debate (Foto: Manuel Henrique)

Marina Couto da Costa – Estudante de Relações Públicas  

Nesta segunda-feira, na sala Jatiúca foi realizada a segunda mesa de seminário sobre educação. A mesa foi composta por José Vieira da Cruz, vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professor Muniz Gonçalves (UFRRJ) e professora Josefa Eliana Souza (UFS).  

Foi apresentada uma breve exposição sobre o histórico de lutas e movimentos estudantis e a situação atual das universidades, comentando sobre a crise na democracia brasileira, as limitações e cortes na educação e na pesquisa e a legislação que fere a autonomia universitária.  

O professor Vieira comentou sobre o seu livro que será lançado na próxima quarta (4), Da autonomia a resistência democrática: movimento estudantil, ensino superior e a universidade em Sergipe, 1950-1985, que trata de um histórico sobre as universidades dos anos 60 e 70  e faz uma analogia com os acontecimentos mais recentes para responder a pergunta colocada pelo professor Vieira Cruz “Como que o princípio da autonomia universitária e os caminhos da democracia brasileira pode nos ajudar a entender os caminhos atuais?”. 

A professora Josefa Eliana, finalizou apresentando os relatos de estudantes da UFS (Universidade Federal de Sergipe),  sobre experiências universitárias e sobre a democracia, principalmente relacionada com  o movimento estudantil.