Semana de Engenharia Florestal promove interação entre estudantes e pesquisadores

Programação vai até o dia 27 de outubro, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca)

25/10/2017 15h10
Reitora Valéria Correia participou da programação da 1ª SEF. Fotos: Renner Boldrino

Letícia Sant'Ana - estagiária de Jornalismo

Com uma programação diversificada, a 1ª Semana Acadêmica de Engenharia Florestal (SEF) teve início nesta terça-feira (24), no Centro de Ciências Agrárias (Ceca). O evento vai até o dia 27 deste mês e contará com a presença pesquisadores renomados em suas áreas de atuação. A 1ª SEF pretende discutir as demandas da sociedade pelo profissional da Engenharia Florestal e, dentro dessa perspectiva, promover uma programação que abrange o maior número de áreas possíveis.

Para o organizador do evento, a SEF veio em boa hora, após três anos da formalização do curso de Engenharia Florestal. “Estamos começando a perceber as potencialidades do curso aqui no Estado e também as fragilidades. Começamos a despertar a partir de agora”, afirmou o professor Rafael Vasconcelos, coordenador do curso.

A reitora Valéria Correia esteve presente durante a mesa de abertura do evento e parabenizou a organização e o empenho dos professores e estudantes do Ceca. “Tenho observado a dedicação de todos, bastante empolgados, realizando pesquisas e projetos de extensão. É uma satisfação participar da 1ª Semana de Engenharia Florestal”, afirmou.

Correia reforçou o apoio aos recentes cursos do Ceca, como Agroecologia, e lembrou a importância do compromisso do curso de Engenharia Florestal. “É uma oportunidade de reafirmar o compromisso ético e político com a preservação do meio ambiente, das florestas e além disso, o respeito aos quilombolas e às comunidades indígenas, na perspectiva da preservação da vida desses povos originários no que diz respeito ao meio ambiente”, completou.

A estudante Fiama Vieira representou o Centro Acadêmico na mesa de abertura, lembrando da importância de eventos desse tipo não só para a formação acadêmica dos estudantes. “Nós alunos estamos muito felizes e orgulhosos de poder participar desse evento, não só sediando, mas participando ativamente na construção dele, e na construção do curso. Tudo que a gente fizer hoje vai refletir nos profissionais que queremos ser na sociedade”, afirmou.

O diretor do Ceca, Gaus Silvestre, elogiou a participação dos estudantes na organização da 1ª SEF, que segundo ele, é uma excelente oportunidade de interação tanto para os alunos, quanto para os professores. “A responsabilidade é grande. Jovens escolheram o Centro de Ciências Agrárias para sua formação profissional e isso tem um reflexo profundo. Somos parte integrante do futuro dessas pessoas, que escolheram, a partir desse curso e dessa profissão, sustentar suas famílias. Isso nos faz buscar qualquer forma de melhorar a formação acadêmica”, disse.

Os interessados em participar da programação da 1ª SEF podem buscar mais informações sobre as palestras, minicursos e profissionais no site do evento