Sávio de Almeida é homenageado no Seminário História, Debate Cultural e Teoria Social

Reitora e membros da Gestão participaram da homenagem durante a programação da Bienal do Livro

02/10/2017 19h42
Professores Osvaldo Maciel e Sávio de Almeida durante homenagem na Bienal do Livro de Alagoas (Foto - Renner Boldrino)

Shirley Nascimento – jornalista

Muita emoção marcou a homenagem ao professor, historiador e escritor Luiz Sávio de Almeida, 75 anos, promovida pela 8ª Bienal do Livro de Alagoas, na tarde do último sábado (30), no Centro de Convenções. Integrante do Seminário História, Debate Cultural e Teoria Social, que ocorre em três momentos durante a programação, a cerimônia foi conduzida pelo diretor da Edufal e coordenador da Bienal, Osvaldo Maciel, e pelo professor e chefe de gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas, Fernando Medeiros.

A primeira pessoa a apresentar um depoimento sobre o homenageado foi a reitora da Ufal, Valéria Correia. “A escolha dessa homenagem tem uma lógica e uma perspectiva. Alagoas está sendo apresentada aqui através da história de trabalho e produção desses militantes comprometidos com as classes subalternas”. Ela se referia, também, aos outros dois intelectuais que estão recebendo o tributo durante a Bienal, o educador Élcio Verçosa e o cientista social Dirceu Lindoso. “Gostaria de dizer publicamente que você, Sávio, fez a história de Alagoas ao avesso. Obrigada por sua sabedoria e por tão generosamente tê-la compartilhado conosco”, disse.

Maciel, que foi aluno de Sávio de Almeida, falou sobre sua relação com o homenageado e com sua obra. “Até ler o trabalho dele, Alagoas era, para mim, a ‘Terra dos Marechais’. Mas Sávio nos oferece em sua obra um outro modelo de interpretação de Alagoas”, explicou. As pesquisas realizadas por Medeiros, outro historiador e ex-aluno, também sofreram influência do mestre. “Falar de Sávio é falar da nossa autobiografia intelectual. Foi acompanhando-o e observando-o que comecei a esboçar e a definir minhas pesquisas, inventei várias desculpas para procurá-lo ao longo dessa trajetória”, contou, visivelmente comovido. “É difícil escrever algo decente sobre a história de Alagoas sem passar por seus textos”, definiu.

A homenagem seguiu ainda por meio da fala de outros presentes na plateia. Ex-alunos, ex-colegas de trabalho, companheiros de militância política, de movimentos sociais, intelectuais, amigos e admiradores. Todos queriam relatar momentos vividos com Sávio e falar de sua admiração por ele. “Tudo isso faz a vida ser interessante”, afirmou o mestre. “Estou muito disposto a continuar aprendendo”, acrescentou.

Luiz Sávio de Almeida é alagoano, maceioense, professor, historiador, tem diversos livros publicados, organizou cursos, expedições, escreveu peças de teatro, atuou no jornalismo e vem influenciando gerações de estudiosos das mais diversas áreas, assim como artistas e intelectuais não apenas alagoanos, mas de todo o Brasil. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Ufal, mestrado em Educação pela Michigan State University e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de um sem-número de outros títulos, mas sempre diz que os mais importantes são os que lhe foram dados pelo povo pobre e humilde de Alagoas.