Reitora Valéria Correia preside mesa de abertura da 21ª Faubai

Evento teve início na noite do último domingo na programação da Bienal do Livro de Alagoas

02/10/2017 20h33 - Atualizado em 04/10/2017 às 17h24
Reitora Valéria Correia preside mesa de abertura da 21ª Faubai

Jennifer Macieira - estudante de Jornalismo

Teve início, na noite do último domingo (1), a 21ª edição do Congresso da Associação Brasileira da Educação Internacional (Faubai) no Nordeste, dentro da programação da Bienal de Alagoas. O evento busca debater a temática da internacionalização das Instituições de Ensino Superior e teve como organizador dessa edição o professor e assessor de Intercâmbio Internacional da Universidade Federal de Alagoas(Ufal) , Aruã Silva de Lima.

A solenidade de abertura ocorreu no Auditório B do Centro de Convenções e contou com a presença da reitora Valeria Correia, que presidiu a mesa e comentou sobre a importância em manter os recursos para a área da internacionalização das universidades mesmo no cenário de austeridade econômica em que se encontra o país. A reitora discorreu ainda sobre a satisfação em sediar o evento e realiza-lo durante a 8ª edição da Bienal do Livro de Alagoas. “É importante que todos saibam que é a única organizada e capitaneada por uma universidade federal”, ressaltou Valeria durante a solenidade, ao falar sobre a Bienal.

O professor Aruã Lima, por sua vez, pontuou que o que substanciou a elaboração do evento foi a intenção de trazer o retorno dos valores para o conceito de internacionalização. A mesa de abertura contou ainda com a presença do vice-reitor da Ufal, José Vieira da Cruz, do presidente da Faubai, José Celso Freire Junior e do coordenador da Faubai/Nordeste, José Guido Corrêa de Araújo.

Em seguida, teve início à programação do congresso, com a palestra do reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Sales. O evento continua durante os dias 2 e 3 de outubro, na 8ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas.