Reitora Valéria Correia e docentes conduzem discussão sobre Gramsci na Bienal

Atividade fez parte da programação de sábado (30) no Centro de Convenções de Maceió

02/10/2017 20h05 - Atualizado em 04/10/2017 às 17h23
Reitora Valéria Correia e docentes conduzem discussão sobre Gramsci na Bienal

Letícia Bezerra – estudante de Relações Públicas

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, os professores Adriano Nascimento e Marcos Del Roio compuseram a mesa-redonda Gramsci no Centenário da Revolução Russa, na tarde do último sábado (30) na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Os palestrantes abordaram aspectos da Revolução, além de temas atuais, sob a perspectiva de Gramsci, filósofo marxista da área da Teoria Política e Sociologia. Dentro da temática contemporânea, Valéria Correia chamou atenção para o cenário político brasileiro: “Estamos em tempos sombrios”, associando a situação atual à forte influência do conservadorismo.

O professor Marcos Del Roio possui livros publicados acerca de suas pesquisas sobre Gramsci. Já Adriano Nascimento está em processo de produção de um livro sobre o mesmo pensador. Por sua vez, Valéria Correia faz parte do Núcleo de estudos Políticas públicas, controle social e movimentos sociais, que também segue a linha de pesquisa do filósofo. Durante a mesa redonda, ela apresentou os temas presentes em seu artigo publicado na coletânea sobre Gramsci e a crítica ao determinismo econômico.

A plateia contribuiu com perguntas sobre as visões do pensador acerca da consciência de classe social, além de comparar seus conceitos às questões partidárias de um ex-presidente do Brasil.