Propep realiza duas edições da Reunião Inicial Pibic e Pibiti

Os eventos se referem ao ciclo 2017-2018 de ambos os programas de iniciação

10/10/2017 09h52 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Reunião em Maceió teve recorde de inscritos

Danielly Bezerra - estudante de Relações Públicas

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal (Propep) promoveu, no final de setembro, as edições anuais da Reunião Inicial do presente ciclo de pesquisa dos programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Inovação Tecnológica (Pibiti). Os eventos aconteceram nos campi A.C. Simões e Arapiraca, nos dias 20 e 27, respectivamente.

No auditório da Reitoria, em Maceió, estiveram presentes os alunos bolsistas e colaboradores e também orientadores dos dois programas de iniciação, do Campus A.C. Simões. Compuseram a mesa o vice-reitor, José Vieira, o pró-reitor da Propep, Alejandro Frery, o coordenador de pesquisa e do Pibic, André Lage, e a coordenadora do Programa de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Pite) e Pibiti, Eliana Almeida, além do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes.

O coordenador André Lage transmitiu aos alunos e professores os principais objetivos de ambos os programas, como por exemplo: contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e qualificar estudantes para os programas de pós-graduação, especificamente do Pibic; e contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, além do fortalecimento da capacidade inovadora das empresas brasileiras, no caso do Pibiti.

Em Arapiraca, Reunião Inicial para os campi do interior

Atendendo aos participantes do Pibic e Pibiti nas unidades da Ufal no interior do Estado, o vice-reitor, José Vieira, o pró-reitor Alejandro Frery e a servidora e coordenadora de pesquisa em exercício, Berenice Pimentel, se juntaram aos representantes do Campus Arapiraca para conduzir esta edição do evento. Estiveram presentes na mesa a diretora geral do Campus Arapiraca, Eliane Cavalcanti, o representante da coordenadoria de pesquisa e pós-graduação da sede Edmilson Santos, o representante titular do comitê assessor da Propep, Wander Botero, .

O vice-reitor parabenizou a todos os alunos e orientadores pelos projetos aprovados para este novo ciclo dos programas e fez destaque à participação dos estudantes e professores de Viçosa, Penedo, Santana do Ipanema e do Campus do Sertão que compareceram à reunião.

“Muitos pesquisadores solicitaram bolsas e vagas e estão ingressando nos programas de iniciação neste ciclo. Esse está sendo o diferencial de 2017”, comentou Edmilson Santos sobre a satisfação com o número crescente de docentes e discentes inseridos no Pibic e Pibiti.

Nas duas edições da Reunião Inicial o pró-reitor Alejandro Frery apresentou a palestra Introdução ao pensamento científico, onde falou da importância das boas práticas e do método científico para um desempenho acadêmico satisfatório. As orientações para os presentes em Arapiraca foram repassadas pela servidora Berenice Pimentel, que também destacou os objetivos e os canais de comunicação do Pibic e Pibiti.

Os dois eventos registraram recorde de inscritos, com 713 credenciados em Maceió e 198 em Arapiraca. Os certificados dos participantes estarão disponíveis nos e-mails cadastrados na plataforma. Para informações sobre o Pibic, acesse a fanpage.